Segunda dose de Coronavac adiada em Diadema até chegada de lote
Prefeitura acredita que na próxima semana situação estará normalizada
Prefeitura acredita que na próxima semana situação estará normalizada
A Prefeitura de Diadema informou na manhã desta quinta-feira (06/05) que, devido à falta de recebimento de novas remessas da Coronavac, será necessário adiar a aplicação da segunda dose da vacina.
“Informamos ainda que o município de Diadema faz o controle, armazenamento e distribuição dos lotes para aplicação de primeira e segunda dose de vacinas separadamente, e por isso não havia apresentado problemas de desabastecimento até o momento, porém devido ao recebimento de lotes com desvio de qualidade, onde alguns frascos apresentaram doses abaixo do estipulado (frascos que deveriam ter 10 doses, apresentaram 8 ou 9 doses), e também devido ao fato de não recebermos o total de doses previsto na última entrega realizada, o município irá ter de adiar a aplicação de segundas doses, da vacina Coronavac/Butantan”, informou nota.
De acordo com a Prefeitura, todo o estoque de Coronavac disponível na cidade está nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde). “Quando zerarem os estoques, a vacinação da D2 de Coronavac será suspensa temporariamente até a chegada de novo lote, que aguardamos para a próxima semana. A vacinação vai reiniciar imediatamente quando o município receber nova grade”, completou a nota .
Para completar a imunização, é necessária a aplicação da segunda dose da vacina, ainda que o intervalo entre a D1 e D2 ultrapasse a data de retorno anotada no cartão de vacinação. O intervalo maior já está previsto para ocorrer em casos onde as pessoas apresentem sintomas de síndrome gripal, suspeita e/ou confirmação por COVID-19.
Segunda dose de AstraZeneca garantida
A aplicação de primeira dose e segunda dose com a vacina do laboratório AstraZeneca continua normalmente e está garantida, informou a administração.