VOLTAR
  • Cidades

Secretaria de Estado da Pessoa com Deficiência lança programa em Sto.André

Em mais de 70 municípios, iniciativa disponibiliza cursos online gratuitos sobre empreendedorismo e liderança para mulheres com deficiência

  • Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência lança programa em Santo André. Foto:Divulgação/Estado
  • Por: Redação
  • Publicado em: 29/05/2023
  • Compartilhar:

Presente em mais de 70 municípios, iniciativa disponibiliza cursos online gratuitos sobre empreendedorismo e liderança para mulheres com deficiência

Líderes tiram foto assinando projeto .

Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência lança programa em Santo André. Foto:Divulgação/Estado

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência lançou, nesta segunda-feira (29/05), o programa TODAS in-Rede em Santo André, que disponibiliza cursos online gratuitos para mulheres com deficiência com temas que abrangem o empoderamento e a liderança feminina. A cerimônia aconteceu na sede da Prefeitura de Santo André.

“A missão da Secretaria é dar visibilidade aos programas para que eles tenham maior inserção em todo o estado de São Paulo, e o TODAS in-Rede é uma iniciativa essencial para as mulheres com deficiência. A violência contra a mulher infelizmente é uma realidade e, com os cursos, elas podem aprender sobre direitos que, na maioria das vezes, não sabiam que tinham”, destacou o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.

Criado em 2020, o TODAS in-Rede tem como objetivo incentivar a independência e a autonomia das mulheres com deficiência através da oferta de cursos gratuitos com temas sobre trabalho, renda, autonomia financeira, prevenção à violência, autoestima, liderança e direitos afetivos, sexuais e reprodutivos.

Na região do Grande ABC, os municípios de São Bernardo do Campo e Rio Grande da Serra também disponibilizam o programa. Com mais de 53,4 mil pessoas com deficiência, sendo 58% mulheres, Santo André é a 75ª cidade do estado a aderir à iniciativa. Além de atender diretamente este público, o programa também contempla profissionais da rede de proteção da região com capacitação para o atendimento das mulheres com deficiência vítimas de violência.

“O TODAS in-Rede é um programa extremamente importante para todas as mulheres com deficiência. Gostaria de agradecer ao prefeito por estar aqui conosco e por ter abraçado a causa aqui em Santo André. Essa iniciativa vai proporcionar às mulheres com deficiência e seus familiares uma oportunidade de aprender e entender a importância de elas serem independentes”, disse a coordenadora do programa TODAS in-Rede, Caroline Reis.

Prefeito Paulo Serra assina convênio com governo do Estado

Na região do Grande ABC, os municípios de São Bernardo do Campo e Rio Grande da Serra também disponibilizam o programa. Foto: Divulgação / Estado

Mulheres com deficiência

Segundo dados da Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência (www.basededadosdeficiencia.sp.gov.br), no estado de São Paulo existem mais de 1,9 milhão de mulheres com deficiência. Dos empregos formais ocupados por pessoas com deficiência, apenas 38% são ocupados por mulheres. Em violência de gênero, em 2022, foram registrados mais de 600 boletins de ocorrência por mulheres com deficiência.

O estado de São Paulo conta, até o momento, com 75 municípios aderentes ao TODAS in-Rede. Mais informações no site: www.todasinrede.sp.gov.br.