
O atacante Memphis Depay ainda não se reapresentou ao Corinthians após a eliminação da Holanda na Copa do Mundo de 2026. A diretoria alvinegra concedeu ao jogador um período extra de descanso, uma vez que ele não usufruiu das mesmas férias dadas ao restante do elenco. No entanto, um problema burocrático ameaça sua participação nos primeiros jogos do segundo semestre.
O erro no registro
O Corinthians registrou o contrato de Memphis na CBF e na Federação Paulista de Futebol com validade até 20 de junho, e não até 31 de julho, data em que o vínculo realmente se encerra. Com isso, o atacante é considerado agente livre pelas entidades brasileiras e está impedido de atuar. O executivo Marcelo Paz já afirmou que a correção é um procedimento simples, mas ainda não pôde ser feita porque o jogador não voltou ao clube.
A participação de Memphis na Copa
Memphis disputou três partidas no Mundial, sempre saindo do banco de reservas. Na eliminação da Holanda para Marrocos, nos 16-avos, sequer entrou em campo e assistiu aos companheiros caírem nos pênaltis.
Renovação travada
O futuro do camisa 10 no Parque São Jorge segue indefinido. O contrato termina no fim de julho, e as negociações para renovação esbarram em dois entraves: o clube quer reduzir os vencimentos para cerca de R$ 2 milhões mensais e busca parcerias comerciais para ajudar no pagamento, ao mesmo tempo em que precisa renegociar uma dívida de cerca de R$ 45 milhões com o atleta, referente a luvas e premiações atrasadas.
Jogos em risco no Corinthians
Em tese, Memphis poderia disputar os três primeiros compromissos do Corinthians após a Copa: contra Remo (23 de julho), Bahia (26) e Athletico (30). Mas, enquanto o registro não for corrigido, isso segue impossível.