
Após ser o grande nome da classificação heroica do Corinthians diante da Portuguesa, o goleiro Hugo Souza usou a entrevista coletiva para sair em defesa da árbitra Daiane Muniz. O camisa 1 alvinegro, que defendeu três cobranças de pênalti — uma no tempo normal e duas na disputa de pênaltis —, manifestou solidariedade à profissional, alvo de uma declaração machista do zagueiro Gustavo Marques, do Bragantino, após a eliminação de sua equipe para o São Paulo.
“Queria publicamente expressar meus sentimentos sobre o que aconteceu ontem na entrevista. Isso não tem que acontecer”, iniciou Hugo Souza.
O goleiro fez questão de diferenciar a crítica técnica do preconceito de gênero. Segundo ele, o futebol não pode aceitar que erros de arbitragem sirvam de justificativa para ataques machistas.
“A gente é chato, reclama, sabe que os juízes erram e acertam, mas não é pelo fato de ser homem ou mulher que a gente vai tratar diferente as coisas. A gente vai cobrar quando tiver que cobrar, mas que seja da forma certa. Meus sentimentos à árbitra. O jogador do Bragantino foi muito infeliz”, completou o goleiro corintiano.
O caso de machismo que Hugo repudiou
A declaração polêmica aconteceu após a eliminação do Bragantino para o São Paulo, quando Gustavo Marques colocou em xeque a capacidade de Daiane Muniz para apitar jogos de grande porte simplesmente por ser mulher.
“Primeiramente, quero falar da arbitragem: não adianta a gente jogar contra São Paulo, Palmeiras, Corinthians e eles colocarem uma mulher para apitar um jogo desse tamanho. Ela não foi mulher. A gente trabalha todo dia, deixa a família em casa, irmão, pai, mãe, esposa, todo mundo. Para ela vir e acabar com o sonho. Era um sonho chegar na semi e até na final. Mas, ela acabou com o jogo. A FPF tem que olhar para jogos desse tamanho e não colocar uma mulher. Com todo respeito às mulheres do mundo, sou casado, tenho minha mãe. Desculpa se estou falando algo contra as mulheres, mas ela, do tamanho dela, não tem capacidade para apitar um jogo desses”, declarou o atleta na ocasião.
Diante da repercussão negativa, Gustavo Marques recuou e pediu desculpas publicamente à árbitra. O Bragantino também se manifestou, informando que adotará medidas disciplinares internas contra o zagueiro.