ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » São Paulo

Alesp aprova projeto do governador Tarcísio para o fim do IPVA para motos populares

Motos de até 180 cilindradas ficaram isentas do pagamento do IPVA; isenção deve chegar a quase 80% da frota no Estado de São Paulo

Gislayne Jacinto
Última atualização: 19/12/2025 08:25
Por Gislayne Jacinto
Publicado 18/12/2025
Compartilhar
Alesp aprova projeto do governador Tarcísio para o fim do IPVA para motos populares
Alesp aprova projeto do governador Tarcísio para o fim do IPVA para motos populares. Foto: Divulgação

A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou nesta quarta-feira (17/12) o projeto de lei do Governo de São Paulo que pode isentar até 4,3 milhões de motocicletas, ciclomotores e motonetas de até 180 cilindradas de propriedade de pessoas físicas do pagamento de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

A isenção passa a valer em 2026 para veículos em situação regular de registro e licenciamento. A medida impacta milhões de motociclistas e tem forte impacto no orçamento de quem utiliza a moto como instrumento de trabalho, especialmente entregadores e prestadores de serviço.

“Estamos promovendo um alívio real no orçamento de milhões de famílias paulistas. A moto é, para muitos trabalhadores, uma ferramenta de sustento e de mobilidade. Com esse projeto que pode isentar até 80% da frota do IPVA, o Estado reconhece essa realidade e atua com responsabilidade social e fiscal. Fica meu agradecimento aos parlamentares pela sensibilidade e aprovação deste projeto”, afirma o governador Tarcísio de Freitas.

Alívio para quem mais precisa

Com a aprovação do projeto, o número de motos isentas de IPVA no Estado pode chegar a 4,3 milhões, ou 76,3% de toda a frota. O total da frota de motos atualmente é de 5,7 milhões de motocicletas.

O texto altera a Lei nº 13.296/2008, que regulamenta o IPVA no Estado. Com a aprovação da Alesp, o projeto agora segue para a sanção do governador Tarcísio de Freitas.

O projeto considera o papel social e econômico das motocicletas no Estado e foi planejado com base nas projeções fiscais, na atualização da Tabela Fipe para 2026, além de atender à Lei de Responsabilidade Fiscal.

Tags:Alespassembleia legislativadeputados estaduaisgovernadorIPVAisençãomotos popularesprojeto de leitarcísio de freitas

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Guto Volpi assumirá a presidência do Consórcio ABC em 2026, anuncia Marcelo Lima Guto Volpi assumirá a presidência do Consórcio ABC em 2026, anuncia Marcelo Lima
Próximo artigo Prefeito de Mauá nega “demissão em massa” e diz cumprir decisão judicial ao exonerar 544 aposentados Prefeito de Mauá nega “demissão em massa” e diz cumprir decisão judicial ao exonerar 544 aposentados

Últimas notícias ABC Paulista

palmeiras
Palmeiras protocola pedido à PM atendendo exigência do Fluminense
22/09/2026
gabigol santos
Santos traça estratégia para manter Gabigol em 2027
22/09/2026
Rick, da dupla com Renner, falou sobre preparação física e desejo de "envelhecer com saúde" dias antes de acidente
Rick, da dupla com Renner, falou sobre preparação física e desejo de “envelhecer com saúde” dias antes do acidente
22/09/2026
Rick Sollo, cantor da dupla Rick & Renner, morre aos 59 anos em queda de helicóptero em Santa Catarina
Rick, cantor da dupla Rick & Renner, morre aos 59 anos em queda de helicóptero em Santa Catarina
22/09/2026
Corinthians
Corinthians atrasa pagamentos a atletas e soma R$ 25 milhões em débitos
22/09/2026

Recomendadas

corinthians
EsporteSão Paulo

Em 2026, Corinthians tem campanha inferior à do ano do rebaixamento

22/09/2026
sao paulo domingos duarte
EsporteSão Paulo

São Paulo teme lesão séria de Domingos Duarte

22/09/2026
Câmara de São Caetano aprova reforma administrativa da Prefeitura com redução de cargos e reorganização da estrutura
São CaetanoPolítica

Câmara de São Caetano aprova reforma administrativa da Prefeitura com redução de cargos e reorganização da estrutura

21/09/2026
Palmeiras
EsporteSão Paulo

Palmeiras cede mais um jogador para Data Fifa e soma 8 convocados

21/09/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?