São Caetano tem primeira UBS com prontuário eletrônico

Nas próximas semanas outros locais contarão com o serviço, entre eles UBSs João Bonaparte, Nair Spina Benedictis, Hospital de Olhos e Centro de Oncologia

prontuário eletrônico
UBS tem prontuário eletrônico desde esta quinta-feira; outras unidades recebem serviço nas próximas semanas. Foto: Divulgação/PSCS

São Caetano tem a primeira UBS (Unidade Básica de Saúde) com prontuário eletrônico (Dr. Ângelo Antenor Zambom), no Bairro Boa Vista. O programa começou a funcionar nesta quinta-feira (16/08) e os dados dos pacientes estão armazenados e poderão ser acessados de todas as unidades pertencentes à Secretaria Municipal de Saúde.

Nesse prontuário são relatados procedimentos como consultas, exames, internações e medicamentos consumidos pelo paciente, permitindo, inclusive, o rastreamento dos remédios dispensados. Ainda é possível também ter acesso aos resultados de exames laboratoriais e de imagem realizados na rede municipal.

A secretária de Saúde, Regina Maura Zetone, informou que nas próximas semanas, as UBSs João L.P. Bonaparte, no Bairro Santa Paula, e Nair Spina Benedictis, no Bairro Oswaldo Cruz, mais o Hospital de Olhos e Centro de Oncologia também contarão com o prontuário eletrônico. “Algumas unidades passarão por reforma e já serão contempladas com a infraestrutura necessária para receber os equipamentos”, disse.

A expectativa da Prefeitura é de que, até 2019, a rede esteja 100% implantada no município. O investimento é de R$ 2,9 milhões/ano. “As informações estarão integradas por meio de uma rede de informática e, seja em UBS, centros de especialidades ou hospitais, os profissionais poderão verificar o histórico dos usuários do sistema de saúde municipal”, disse o prefeito José Auricchio Júnior (PSDB).