VOLTAR
  • Variedades

São Caetano reúne mais de 600 pessoas em caminhada Outubro Rosa

Atividade foi realizada na Avenida Presidente Kennedy, na manhã deste domingo

  • São Caetano reúne mais de 600 pessoas em caminhada Outubro Rosa.
    Foto: Divulgação/PSCS
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 24/10/2022
  • Compartilhar:

Atividade foi realizada na Avenida Presidente Kennedy, na manhã deste domingo

caminhada do Outubro Rosa

São Caetano reúne mais de 600 pessoas em caminhada Outubro Rosa. Foto: Divulgação/PSCS

Mais de 600 pessoas aproveitaram a manhã ensolarada de domingo (23/10), para apoiar as ações de conscientização sobre o câncer de mama. A tradicional caminhada Outubro Rosa foi realizada pela Prefeitura de São Caetano do Sul, numa parceria entre Secretaria de Saúde e Fundo Social de Solidariedade, com apoios da Rede Feminina de Combate ao Câncer, do Hospital São Luiz, Drogasil e Supermercado Joanin.

O grupo caminhou pela Avenida Presidente Kennedy, embalado pelas coreografias do instrutor de zumba Alan Ferreira. “Um momento importante, em que nos unimos e podemos alertar a população sobre ações de prevenção ao câncer de mama. Fazer autoexame e prevenção são condutas fundamentais para rastreio precoce da doença. Quanto mais cedo detectado, maiores são as chances de cura”, destacou a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone.

“É muito bom receber o apoio de centenas de pessoas, mulheres e homens que se unem a nós e aos movimentos mundiais, promovendo a conscientização contra o câncer de mama. Informação, prevenção e detecção precoce ao câncer de mama ajudam a salvar vidas”, afirmou a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Denise Auricchio.

De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), não há uma única causa para o câncer de mama. Diversos fatores estão relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres, como: envelhecimento, determinantes relacionados à vida reprodutiva da mulher, histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficiente e exposição à radiação ionizante.

caminhada do Outubro Rosa

Caminhada foi realizada na Avenida Presidente Kennedy, na manhã deste domingo. Foto: Divulgação/PSCS

CARRETA DA SAÚDE

Ao longo de outubro, a Carreta Móvel da Saúde esteve na Praça Cardeal Arcoverde, na Praça da Figueira e na Avenida Presidente Kennedy fazendo exames de prevenção (Papanicolau e ultrassonografia de mamas) e triagens em 1.056 mulheres.

Alunos da USCS e da Uninove estiveram nas salas de espera com as mamas amigas ensinando as mulheres a fazerem o autoexame e levando informações sobre detecção precoce do câncer de mama.

Até sábado (29), a Carreta com as ações do Outubro Rosa estará na Avenida Goiás, 1.111, ao lado do Teatro Santos Dumont. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e no sábado, das 8h às 13h.