VOLTAR
  • Cidades

São Caetano reinaugura no sábado Hospital Albert Sabin e nova UPA

Hospital será entregue com capacidade para realizar 10 mil atendimentos por mês, incluindo exames laboratoriais, radiografias, tomografias e ultrassonografias

  • Hospital de Emergências Albert Sabin terá carreta da Saúde em movimento e tenda para atender pacientes com sintomas de coronavírus.
    Foto: Divulgação/PSCS
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 14/03/2019
  • Compartilhar:

Hospital será entregue com capacidade para realizar 10 mil atendimentos por mês, incluindo exames laboratoriais, radiografias, tomografias e ultrassonografias

 

hospital

Hospital de Emergências será reinaugurado neste sábado. Foto: Divulgação/PSCS

 

A Prefeitura de São Caetano reinaugura neste sábado (16/03), às 10h30, o Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin (Rua Aurélia, 101, Bairro Santa Paula), além de entregar nova UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) 24h Engenheiro Julio Marcucci Sobrinho, em prédio anexo.

De acordo com a Prefeitura, haverá a reestruturação do sistema de atendimento de urgência e emergência de São Caetano.. No novo modelo, os portadores do Cid Card (e futuramente do Cartão São Caetano) deverão buscar atendimento no Hospital Albert Sabin. Os que não possuem o Cid Card serão atendidos na UPA.

Já o atendimento infantil (até 14 anos) permanecerá sendo realizado no Hospital Infantil e Maternidade Márcia Braido para quem tem o Cid Card. Quem não possui o cadastro será atendido na nova UPA.

Este novo modelo reorganiza o nosso sistema de atendimento de urgência e emergência. Isso significa um serviço significativamente mais qualificado, com mais agilidade e eficiência no acolhimento aos pacientes”, disse o prefeito José Auricchio Júnior (PSDB). O chefe do Executivo realizou visita técnica às unidades na tarde de quarta-feira (13/3).

Os atendimentos serão iniciados no dia 23 de março, às 7h, tempo necessário para a transferência de toda a estrutura física e de pacientes internados, que atualmente são atendidos no Hospital São Caetano.

A secretária municipal de Saúde, Regina Maura Zetone, disse que ambas as unidades já iniciarão os atendimentos com o prontuário eletrônico, uma das medidas de informatização da rede que asseguram atendimentos mais ágeis e eficientes.

Dentro da estratégia de saúde conectada também está inserido plantão médico 24 horas de profissionais da FIDI (Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem) para sanar eventuais dúvidas sobre os laudos dos exames. “A medida resultará em diagnósticos mais precisos”, avalia a Prefeitura.

 

hospital

Prefeito de São Caetano e secretária da Saúde fazem vistoria em Hospital Albert Sabin. Foto: Divulgação/PSCS

 

Capacidade

Com a ampla reforma, o Hospital Albert Sabin, com funcionamento 24 horas, contará com três salas de atendimento clínico, ortopedia, cirurgia, psiquiatria, sala de medicação e atendimento oftalmológico aos fins de semana. São 16 leitos de internação clínica, cirúrgica ou ortopédica, nove leitos de UTI e três leitos de psiquiatria. O Hospital será entregue com capacidade para realizar 10 mil atendimentos por mês, incluindo exames laboratoriais, radiografias, tomografias e ultrassonografias.

Já a UPA, também com funcionamento 24 horas (abrangendo adulto e infantil), terá três salas de atendimento clínico, duas salas de atendimento pediátrico, uma sala de atendimento odontológico, radiografia, exames laboratoriais, sala de medicação adulto e sala de medicação infantil. São cinco leitos de emergência (adulto e infantil), 15 leitos de observação adulto e sete leitos de observação infantil. A capacidade operacional é de 10 mil atendimentos adultos de urgência e emergência por mês, além de 3,5 mil atendimentos infantis de urgência e emergência por mês.