Nosso portal/site utilizada "cookies" para registrar as interações e entregar uma melhor experiência de acesso. Confira nossa Política de Privacidade e Termos de uso.
Aceitar
ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
- Publicidade -

Início » Cidades

São Caetano deve acabar com ensino médio na rede municipal

Vereador Jander Lira, que é professor na Escola Alcina Dantas Feijão, disse que informação foi passada por líder do prefeito em reunião realizada neste sábado

Gislayne Jacinto
Última atualização: 20/10/2018 20:20
Por Gislayne Jacinto
Publicado 20/10/2018
Compartilhar

 Vereador Jander Lira, que é professor na Escola Alcina Dantas Feijão, disse que informação foi passada por líder do prefeito em reunião realizada neste sábado

 

ensino médio
Escola Oscar Niemeyer passa por reformas e não deve ter mais ensino médio. Foto: Google

A Prefeitura de São Caetano deve acabar com o ensino médio na rede municipal em 2019. A medida pode atingir 1,68 mil alunos que estudam nas escolas Vicente Bastos, Oscar Niemeyer e Alcina Dantas Feijão. O assunto virou comentário entre os alunos, pais de estudantes e professores. A prefeitura não trata do assunto abertamente e não respondeu aos questionamentos feitos pelo ABCD Jornal nesta semana.

O vereador Jander Lira (PP), que faz oposição ao governo do prefeito José Auricchio Júnior (PSDB), disse que neste sábado (20/10) houve uma reunião entre docentes, direção da escola Alcina e o líder do prefeito na Câmara, Tite Campanella (PPS). “Eu participei enquanto professor do Alcina, onde atuo há 20 anos e o Tite nos disse que não haverá mais ensino médio nas escolas Vicente Bastos e a Oscar Niemeyer. O Alcina ainda não está definido, mas tudo indica que também acabará. Espero que isso não ocorra, pois o prefeito será o coveiro do Alcina, uma escola super conceituada na cidade há 51 anos”, afirmou.  

Jander contou que o líder do governo informou que os alunos serão remanejados para uma provável escola de aplicação na USCS (Universidade de São Caetano do Sul), onde os estudantes vão receber bolsas de estudo. Tite disse ainda que a prefeitura vai ceder os professores”.

De acordo com o parlamentar, a evidência de que no Alcina também não terá ensino médio no ano que vem, é o fato de a Prefeitura não ter lançado o edital para o vestibulinho 2019. “Neste sábado, houve uma gincana no Alcina e os alunos só falavam nisso. Escreveram sobre o assunto até no banheiro masculino. Os alunos afirmaram que essa seria a última gincana na escola”, disse. O líder do prefeito foi procurado, mas não deu retorno para se posicionar sobre o assunto.

ensino médio
Alunos da escola Alcina escreveram no banheiro masculino neste sábado que não haverá mais ensino médio no local. Foto: Reprodução

Pais

Rosângela Cavalcanti de Almeida, mãe de três alunas do Vicente Bastos, está indignada com a possibilidade do fim do ensino médio em 2019. “Três filhas minhas estudam na escola. A mais velha está no nono ano do fundamental e iria para o ensino médio. Há muita especulação que vai acabar na rede municipal. Para nós munícipes, é um absurdo. É um direito adquirido. Trata-se de uma medida arbitrária. Os professores estão apreensivos e não sabem o que vai ser deles. Queremos a verdade e se essa medida está correta”, disse a mãe. R

Rosângela acrescentou que neste sábado houve uma mostra cultural na Vicente Bastos e só se falava disso. “Há muitas incertezas”, lamentou.

Professores

Durante a semana, o clima entre os professores do Ensino Médio era de incerteza e apreensão. Nas palavras de muitos, que preferiram não se identificar por temerem represálias, a sensação é de negligência por parte da Prefeitura no que diz respeito à transparência com relação ao processo pelo qual a Educação está passando.

Na última quarta-feira (17/10), a diretora de Educação, Adriana Putini Assi, e a supervisora Antonia garantiram, em reunião fechada na Vicente Bastos, que nada ainda estava definido. Pediram que todos parassem de comentar o assunto e que ficassem tranquilos a respeito de atribuição de aulas para o próximo ano. Garantiram, também, que ninguém seria prejudicado, mas sugeriram que a conduta profissional de cada um seria “avaliada” antes de qualquer distribuição de aulas.

O temor maior prevalece entre os professores especialistas, aptos a ministrar aulas apenas para o Ensino Médio.

Tags:alunosensino médioescolasJosé Auricchio Júniorprefeitoprefeituraṕrofessoressão caetano

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior quarenta gcms Quarenta GCMs são formados em Mauá e iniciam suas atividades na segunda
Próximo artigo professores Alunos de São Caetano vestirão preto contra possível fim do ensino médio
- Publicidade -

Últimas notícias

SBC terá tarifa zero no transporte, pontos de apoio a candidatos e segurança reforçada no ENEM
SBC terá tarifa zero no transporte, pontos de apoio a candidatos e segurança reforçada no ENEM
06/11/2025
Jornalista e ex-secretária de Comunicação assume o diretório municipal com foco em unir tradição e renovação para fortalecimento do MDB no Grande ABC
Thaís Santiago é a nova presidente do MDB de São Bernardo
06/11/2025
Em S.Bernardo, acidente na Caminho do Mar interdita acostamento e complica trânsito no sentido litoral
Em S.Bernardo, acidente na Caminho do Mar interdita acostamento e complica trânsito
06/11/2025
Homem com historio de agressões é preso por descumprimento de medida protetiva em Diadema
Homem com histórico de agressões é preso por descumprimento de medida protetiva em Diadema
06/11/2025
Ex-Deputado do PT Paulo Frateschi é morto pelo próprio filho em São Paulo
Ex-Deputado do PT Paulo Frateschi é morto pelo próprio filho em São Paulo
06/11/2025

Recomendadas

Prontinho para a inauguração nesta sexta: São Bernardo ganha hospital da bandeira São Luiz
São BernardoCidades

Vídeo: Prontinho para a inauguração nesta sexta: São Bernardo ganha hospital da bandeira São Luiz

06/11/2025
Diadema terá tarifa zero a estudantes nos dois dias de provas do Enem
DiademaCidades

Diadema terá tarifa zero a estudantes nos dois dias de provas do Enem

06/11/2025
Marcelo Oliveira assina decreto que concede gratuidade no transporte público a estudantes nos dias do Enem
MauáCidades

Mauá concede gratuidade no transporte público a estudantes nos dias do Enem

06/11/2025
Gilvan Ferreira conhece câmeras de monitoramento mais avançadas do mundo na Espanha e projeta novo COI em Santo André
Santo AndréCidades

Gilvan conhece câmeras de monitoramento mais avançadas do mundo e projeta novo COI

06/11/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?