ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » São Bernardo

Guardiã Maria da Penha de São Bernardo comemora aniversário com ampliação do efetivo e atendimento 24 horas

Ao longo de sua atuação, a Guardiã Maria da Penha já atendeu 905 mulheres, entre atendimentos e acompanhamentos relacionados a medidas protetivas

Redação ABCD Jornal
Última atualização: 27/08/2026 12:07
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 27/08/2026
Compartilhar
Guardiã Maria da Penha de São Bernardo comemora aniversário com ampliação do efetivo e atendimento 24 horas
Guardiã Maria da Penha de São Bernardo comemora aniversário com ampliação do efetivo e atendimento 24 horas. Foto: Divulgação

A Guardiã Maria da Penha, especializada da GCM (Guarda Civil Municipal) de São Bernardo, comemora seu aniversário nesta quarta-feira (26/8) com uma estrutura fortalecida para acompanhar e proteger mulheres em situação de violência. Entre os avanços promovidos pela gestão Marcelo Lima estão a ampliação do efetivo de oito para 28 guardas municipais, um incremento de 250% no efetivo, o atendimento 24 horas e a integração com a Casa de Passagem.

Ao longo de sua atuação, a Guardiã Maria da Penha já atendeu 905 mulheres, entre atendimentos e acompanhamentos relacionados a medidas protetivas. Atualmente, 452 assistidas com medidas protetivas são acompanhadas pela especializada.

“Fortalecemos a Guardiã para que as mulheres de São Bernardo tenham atendimento e proteção a qualquer hora do dia. Ampliamos a equipe, garantimos uma atuação permanente e aproximamos esse trabalho dos demais serviços da rede. Nosso compromisso é continuar avançando para que cada mulher ameaçada saiba onde buscar ajuda e receba uma resposta rápida”, afirmou o prefeito Marcelo Lima.

AVANÇOS

Sob gestão Marcelo Lima, a Prefeitura incorporou 16 guardas municipais à especializada, ampliando o efetivo de oito para 28 agentes. O reforço aumentou a capacidade de realizar visitas domiciliares, rondas preventivas e averiguações, além de fiscalizar o cumprimento das medidas protetivas e atender emergências durante as 24 horas do dia.

O trabalho não termina após o primeiro atendimento. As equipes mantêm contato com as assistidas, verificam mudanças que possam indicar risco e adotam as providências necessárias diante de ameaças, agressões, aproximações indevidas ou descumprimentos de decisões judiciais. Nos casos de flagrante, os agressores são conduzidos à autoridade policial.

Para a inspetora Rosilene Fernandes, responsável pela Guardiã Maria da Penha, a continuidade do acompanhamento permite identificar situações que nem sempre aparecem no contato inicial. “Quando uma mulher entra no programa, nosso trabalho não termina naquela ocorrência. Mantemos contato, fazemos visitas e observamos qualquer mudança que possa indicar uma nova ameaça. Com o tempo, ela passa a confiar na equipe e consegue nos procurar antes que a situação se agrave. É essa presença constante que torna a proteção mais efetiva”, explicou.

BALANÇO

Entre 1º de janeiro e 10 de agosto de 2026, 143 mulheres ingressaram no programa. No mesmo período, a Guardiã atendeu 85 ocorrências de averiguação ou descumprimento de medidas protetivas.

Além da fiscalização das determinações judiciais, as mulheres recebem acolhimento, orientação e encaminhamento aos serviços municipais. A atuação próxima permite avaliar cada situação, acompanhar possíveis mudanças no nível de risco e oferecer resposta diante de novos episódios de violência.

REDE DE PROTEÇÃO

A estrutura foi fortalecida com a Casa de Passagem Enfermeira Vanessa de Cássia Fontes, inaugurada em 8 de março de 2025. O espaço oferece acolhimento temporário e seguro às mulheres que precisam deixar suas residências por risco à própria integridade.

Desde a inauguração, a Casa de Passagem acolheu 68 mulheres e 47 acompanhantes, entre filhos e outros dependentes. O equipamento também funciona como uma das portas de entrada da rede e mantém atuação integrada com a Guardiã Maria da Penha.

As mulheres podem chegar ao atendimento por diferentes caminhos, incluindo encaminhamentos do MP (Ministério Público), da DDM (Delegacia de Defesa da Mulher), do CRAM (Centro de Referência e Apoio à Mulher) e de outros serviços municipais.

HISTÓRICO

A Guardiã Maria da Penha foi instituída pela Lei Municipal nº 6.992, de 26 de agosto de 2021. A especializada da GCM (Guarda Civil Municipal) foi criada para acompanhar mulheres com medidas protetivas, fiscalizar o cumprimento das determinações judiciais e contribuir para evitar a repetição da violência.

O aniversário ocorre durante o Agosto Lilás e no ano em que a Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/2006) completou duas décadas. Sancionada em 7 de agosto de 2006, a legislação criou mecanismos para prevenir e combater a violência doméstica e familiar e estabeleceu medidas de assistência e proteção às mulheres.

Em situações de emergência, a GCM pode ser acionada pelo telefone 153 e a Polícia Militar pelo 190. Denúncias também podem ser registradas pela Central de Atendimento à Mulher, no 180, ou pelo Disque Denúncia, no 181.

 

 

Tags:ampliaçãoaniversárioatendimentocomemoraçãoguardiã maria da penhasão bernardo

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Com novo programa de regularização de débitos, Diadema também aprova redução do ITBI de 2,5% para 1,5% Com novo programa de regularização de débitos, Diadema também aprova redução do ITBI de 2,5% para 1,5%
Próximo artigo Polícia Militar prende homem após perseguição e recupera veículo furtado Polícia Militar prende homem após perseguição e recupera veículo furtado

Últimas notícias ABC Paulista

Cultura ocupa os palcos no último fim de semana do Festival do Chocolate by Chocolândia
Brothers (Supla e João Suplicy) e Chico Chico comandam último fim de semana do Festival do Chocolate em Ribeirão Pires
27/08/2026
santos
Qual foi a última vez que o Santos ganhou do Palmeiras por 3 gols?
27/08/2026
Hospital de Urgência de São Bernardo adota sistema para facilitar comunicação com pais com deficiência auditiva de criança internada
Hospital de Urgência de SBC adota sistema para facilitar comunicação com pais com deficiência auditiva de criança internada
27/08/2026
Santo André amplia informatização em escolas municipalizadas com novos computadores em sala de aula
Santo André amplia informatização em escolas municipalizadas com novos computadores em sala de aula
27/08/2026
Procon Móvel atende munícipes na Rua Coronel Oliveira Lima nesta sexta
Procon Móvel atende moradores na Rua Coronel Oliveira Lima nesta sexta
27/08/2026

Recomendadas

Polícia Militar prende homem após perseguição e recupera veículo furtado
MauáCidades

Polícia Militar prende homem após perseguição e recupera veículo furtado

27/08/2026
Com novo programa de regularização de débitos, Diadema também aprova redução do ITBI de 2,5% para 1,5%
DiademaCidades

Com novo programa de regularização de débitos, Diadema também aprova redução do ITBI de 2,5% para 1,5%

27/08/2026
GCM de Santo André prende homem por invasão do Cras Vila Luzita
Santo AndréCidades

Guarda Municipal de Santo André prende homem por invasão do Cras Vila Luzita

27/08/2026
Professora é detida duas vezes em poucas horas após agredir PM e proferir ofensas racistas em Barretos
Cidades

Professora é detida duas vezes em poucas horas após agredir PM e proferir ofensas racistas em Barretos

27/08/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?