ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » São Bernardo

São Bernardo intensifica retirada de cabos irregulares para reforçar segurança e reduzir poluição visual

Equipe de  São Bernardo esteve nesta quinta-feira na Av. Luiz Pequini para remover cabos clandestinos, sem identificação, rompidos

Redação ABCD Jornal
Última atualização: 30/07/2026 19:03
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 31/07/2026
Compartilhar
São Bernardo intensifica retirada de cabos irregulares para reforçar segurança e reduzir poluição visual
São Bernardo intensifica retirada de cabos irregulares para reforçar segurança e reduzir poluição visual. Foto: Divulgação

A Prefeitura de São Bernardo, sob gestão de Marcelo Lima, intensificou nesta quinta-feira (30/7) ações de combate à fiação aérea irregular no município, desta vez realizada por equipe própria na Avenida Luiz Pequini, na região do Parque São Bernardo. A previsão é que serviço seja concluído até 5 de agosto. A iniciativa integra o Programa Cidade Linda de Viver e tem como objetivo tornar a cidade mais segura, organizada e visualmente menos poluída, eliminando cabos de empresas de telecomunicação rompidos, clandestinos, sem identificação ou fora dos padrões técnicos.

A organização e a manutenção dos cabos de telecomunicação (TV a cabo, internet etc) são de responsabilidade das empresas que compartilham os postes da distribuidora de energia — no caso da região, a Enel –, conforme estabelecem as normas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A Enel tem a incumbência de fiscalizar a ocupação da infraestrutura e remover cabos clandestinos, sem identificação, rompidos ou que ofereçam risco iminente à população.

Os cabos irregulares são fiações que não seguem as normas estabelecidas pelas agências reguladoras, como aqueles que não apresentam etiquetas de propriedade ou não estão vinculados a um contrato formal com a concessionária de energia. Outra situação na qual as equipes fazem a retirada sem aviso prévio envolve cabos que foram instalados sem autorização ou que não estão mais em uso e permanecem nos postes. Existem também as instalações clandestinas, nas quais a fiação foi instalada de forma não regulamentada por operadoras de telecomunicação, o que representa risco à segurança pública.

LIMPEZA

O serviço desta quinta-feira foi realizado por equipe da Prefeitura, mas desde o início do ano já ocorreram ações em conjunto com a Enel que resultaram na retirada de aproximadamente 1,7 tonelada de cabos irregulares e mais de 4 mil postes inspecionados em 53 vias, entre elas a Rua Jurubatuba e Avenida Kennedy. Apenas em junho, 900 quilos de cabos irregulares foram retirados, com saldo de 1.791 postes inspecionados e 24 vias atendidas durante a operação.

“Essa é uma ação que protege a população. Cabos soltos e clandestinos representam risco para quem passa pelas ruas da cidade. Estamos organizando essa infraestrutura, eliminando irregularidades e tornando São Bernardo mais segura. Nosso papel é cobrar, acompanhar e ajudar a fazer acontecer. Construímos uma parceria com a Enel para acelerar esse trabalho e temos também equipe própria. Desde que iniciamos essas operações, já foram retiradas quase duas toneladas de cabos irregulares e milhares de postes vistoriados. Com isso, temos uma cidade cada vez mais organizada e bem cuidada para a população”, frisou o prefeito Marcelo Lima, que esteve na altura do número 2006 da Luiz Pequini para acompanhar o início dos serviços nesta quinta-feira.

A iniciativa da Prefeitura foi elogiada por moradores e comerciantes do bairro, caso de Poliana Ribeiro, que há 10 anos mantém loja de roupas praticamente em frente ao local aonde a equipe iniciava o serviço. “Vai ficar muito bom sem esse monte de fio abandonado e caindo, que pode até causar acidentes. E a rua ficará mais bonita sem essa poluição visual”, comentou Poliana.

Moradora do bairro há 40 anos, Fran Cordeiro concorda com a opinião da comerciante de que a retirada de emaranhados de fios e cabos de empresas de telecomunicação, inclusive daqueles que ficam enrolados nos postes ou pendurados, reduz a poluição visual e dá mais segurança. “O pessoal vai colocando cabo novo e largando os velhos para trás, e esse monte de fio deixa a rua feia e poluída visualmente. Além disso, a gente tem até medo de que isso cause um incêndio.”

 

 

- Advertisement -
Tags:cabos irregularesintensificaçãopoluição visualsão bernardosegurança

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior São Bernardo lidera geração de empregos com 76% do saldo de vagas no Grande ABC São Bernardo lidera geração de empregos com 76% do saldo de vagas no Grande ABC
Próximo artigo Oficinas culturais da Acriart promovem inclusão social e ampliam acesso à cultura em Diadema Oficinas culturais da Acriart promovem inclusão social e ampliam acesso à cultura em Diadema

Últimas notícias ABC Paulista

Corinthians osmar stabile
Presidente do Corinthians é alvo de denúncia do MP
15/09/2026
São Paulo FC luciano
São Paulo pode ganhar premiação milionária se vencer o Boca
15/09/2026
Férias no litoral baiano: por que escolher Prado?
Férias no litoral baiano: por que escolher Prado?
14/09/2026
Palmeiras
Palmeiras conta com mudança na defesa e reforço duplo para encarar a LDU
15/09/2026
Estudo sem fronteiras: 17 alunos da rede pública do ABCD embarcam para intercâmbio internacional
Estudo sem fronteiras: 17 alunos da rede pública do ABCD embarcam para intercâmbio internacional
15/09/2026

Recomendadas

Em encontro com integrantes da diretoria do EC Santa Elizabeth, time de várzea da cidade, parlamentar e candidato a estadual destacou proposta de viabilizar unidades em todas as regiões administrativas
DiademaPolíticaSão Bernardo

Ao lado do vereador Jeferson Leite, de Diadema, Julinho Fuzari reafirma compromisso de pleitear Centros TEA Paulista pelo Estado

15/09/2026
Deslizamento de barranco mobiliza Defesa Civil em Ribeirão Pires na noite desta segunda-feira
Ribeirão PiresCidades

Deslizamento de barranco mobiliza Defesa Civil em Ribeirão Pires na noite desta segunda-feira

15/09/2026
Briga por valor de comanda na maquininha motivou assassinato de dono de tabacaria em São Bernardo
São BernardoCidades

Briga por valor de comanda na maquininha motivou assassinato de dono de tabacaria em São Bernardo

15/09/2026
Comunidade de São Bernardo lamenta morte de morador após deslizamento de terra
São BernardoCidades

Comunidade de São Bernardo lamenta morte de morador após deslizamento de terra

14/09/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?