
Um ritual religioso de matriz africana terminou em violência e contornos de tentativa de homicídio no último sábado (14), no bairro Balneária. Três fiéis umbandistas foram atacados por um homem desconhecido que utilizou o próprio carro, um martelo e uma foice para interromper a cerimônia.
De acordo com o Boletim de Ocorrência registrado nesta terça-feira (17), o grupo estava em uma área isolada de mata, comumente utilizada para oferendas, quando um idoso em um veículo Fiat vermelho avançou com o carro na direção dos presentes. O agressor, que aparentava estar embriagado, passou a proferir ameaças de morte, gritando que as vítimas não deveriam realizar “macumba” naquele local, alegando ser o proprietário do terreno.
Embate e Ferimentos Graves
A situação escalou rapidamente quando o homem desembarcou armado com um martelo. Durante a confusão, uma das vítimas, I. F. de L. (idade não informada), tentou se defender usando a porta do carro para afastar o agressor. Outro integrante do grupo, N. A. N., de 49 anos, foi perseguido pelo autor até uma ladeira.
Testemunhas relataram que o idoso desferiu chutes contra N. A. N. e chegou a empunhar uma foice para golpeá-lo. A terceira vítima, M. S. S., de 31 anos, interveio para separar a briga, momento em que o agressor ainda tentou atingir I. F. de L. com a ferramenta agrícola antes de ser contido.
Ameaças Finais e Internação
Mesmo após cessar os golpes físicos, o autor retirou uma machadinha do porta-malas e ameaçou “cortar o pescoço” das vítimas caso retornassem. Ironicamente, o próprio agressor ajudou a colocar a vítima mais ferida no carro para que deixassem o local.
N. A. N. (49) permanece internado no Hospital Bosque da Saúde. Ele sofreu uma fratura grave no fêmur e precisou passar por procedimento cirúrgico. O caso foi registrado no 04° D.P. de São Bernardo do Campo como homicídio tentado e segue para investigação da Polícia Civil, que busca identificar o autor, descrito como um homem negro, magro e de idade avançada.
