
Uma confusão foi registrada na noite deste sábado (17) na UPA Alves Dias, em São Bernardo do Campo. Procurada, a Prefeitura de São Bernardo do Campo se manifestou sobre o caso.
e acordo com a nota da Prefeitura, a ocorrência de agressão física foi registrada por volta das 21h30, quando uma paciente foi levada por familiares para atendimento na unidade de saúde. Os familiares apresentavam sinais evidentes de embriaguez e comportamento agressivo, discutindo entre si.
Diante da situação, a equipe da unidade solicitou que os ânimos fossem contidos, momento em que a agressividade passou a ser direcionada contra os profissionais da saúde, dando início a uma confusão generalizada. Além de hostilizações verbais, servidores da UPA foram agredidos fisicamente, incluindo profissionais das áreas administrativa, enfermagem, técnicos de enfermagem e um médico.
A Guarda Civil Municipal foi acionada para controlar a situação, sendo necessária a intervenção de mais de uma viatura. Houve registro de boletim de ocorrência por lesão corporal, com encaminhamento das partes para exame de corpo de delito e depoimento. Alguns profissionais da saúde sofreram escoriações e receberam atendimento na própria unidade. Ao todo, oito pessoas foram conduzidas ao 3º Distrito Policial, entre elas três familiares da paciente. O caso segue sob análise da autoridade policial.
Durante a condução dos familiares envolvidos, pessoas que acompanhavam a ocorrência demonstraram revolta, com gritos e aplausos, conforme mostram registros em vídeo.
De acordo com a nota da Prefeitura, a administração municipal lamenta o episódio de agressão contra profissionais da saúde, reforça solidariedade aos servidores envolvidos e afirma que repudia qualquer forma de violência, adotando as medidas cabíveis para a apuração dos fatos.
