
Uma triste ocorrência foi registrada no 1º DP (Distrito Policial) de São Bernardo após uma criança de cinco anos de idade falecer por afogamento. O fato ocorreu neste sábado (15/11), às 18h33, na área comum do Condomínio Motiró, na Travessa Marechal Deodoro, número 81, no Centro da cidade.
Os policiais militares foram acionados via COPOM para atender a um afogamento em curso. Ao chegarem ao local, as equipes do SAMU e do Corpo de Bombeiros já estavam presentes e realizavam a reanimação cardiopulmonar (RCP) na vítima. No entanto, os esforços foram “sem êxito”, sendo o óbito constatado às 18h33. A menina completaria 6 anos de idade no próximo dia 12 de dezembro.
Criança brincava sozinha na piscina
A criança estava no local participando de uma festa na companhia de seus pais, que relataram à polícia que estavam na confraternização e não notaram a criança se afastando, tomando conhecimento da situação apenas com a movimentação gerada pelo ocorrido.
Imagens das câmeras de segurança do condomínio foram fornecidas pela síndica e indicam a dinâmica da tragédia. O registro mostra que a criança acessou a área da piscina sozinha, brincou por um tempo, tirou a roupa e entrou na água. A menina permaneceu submersa por “aproximadamente cinco minutos” até ser resgatada.
A SSP (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo) emitiu uma nota oficial. “Uma menina de 5 anos morreu após se afogar na piscina de um condomínio no Centro de São Bernardo do Campo, na tarde do sábado (15). Segundo o boletim, a Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência de afogamento. Quando os policiais chegaram, equipes do SAMU e do Corpo de Bombeiros já realizavam manobras de reanimação, mas a criança não resistiu. O caso foi registrado no 1º DP de São Bernardo do Campo como morte suspeita”, afirmou a Pasta.
