
O prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, aproveitou o evento de entrega da 73ª praça/parque, a dos Tico-Ticos, no Parque dos Pássaros, neste sábado (08/11), para anunciar uma novidade: o local onde hoje está instalado o terminal rodoviário do bairro Batistini será a cidade da Guarda Civil Municipal.
Ao explicar que os detalhes sobre como seria a nova praça foram definidos em parceria entre prefeitura e moradores, Lima disse que o terminal é um exemplo contrário. “Aquele terminal de ônibus do Batistini, na Galvão Bueno, é um terminal fantasma: foram gastos R$ 30 milhões em recursos públicos e está lá, não se usa, não tem utilidade. Não sei o porquê de terem feito, mas não estou criticando. Só quero agora corrigir, é minha obrigação.”
Ele insistiu nas críticas afirmando que programas, obras ou benefícios que aconteçam sem a participação popular são erros que prejudicam quem vive na cidade. “Não quero colocar a culpa em ninguém, só quero olhar para a frente, São Bernardo nunca mais vai olhar para trás. E ali vai se tornar um equipamento público que seja utilizado. Será a nossa cidade da guarda civil municipal. É importante que vocês saibam que ali naquele terminal é um exemplo do que não pode acontecer.”
Ao discursar durante a inauguração da praça, o prefeito também disse que será um modelo exemplo para as demais praças da cidade. “Agora a régua subiu. Todo mundo vai querer a praça desse jeito. O povo de São Bernardo toda vez que você entrega algo, se está bom ele sempre vai querer, no mínimo, melhor. Não dá para baixar o nível.”
A nova praça conta com academia, playground, espaço pet, pista de caminhada, mas não tem quadra. De acordo com o prefeito, a decisão foi dos próprios moradores. “É uma praça que não tem quadra porque o prefeito não pode fazer as coisas da cabeça dele, tem que conversar com as pessoas. Não posso dizer ‘ali não vai ser uma praça, vai ser uma base de segurança’. O morador é que tem que dizer o que ele espera. Foi conversando com os moradores do bairro, inclusive com a associação de moradores, que percebemos que eles não queriam uma praça que tivesse uma quadra. Cada local tem uma realidade diferente.”
Após descerrar a placa de inauguração e cortar a fita, o prefeito caminhou pela praça/parque, conversou com as pessoas e quase experimentou o escorregador de concreto. Na última hora, depois de tentar ajudar o secretário de Governo, Ivan Silva, a escorregar e garantir boas risadas de ambos e de todos os presentes, ele preferiu descer andando. “Tenho que emagrecer”, brincou Ivan.
Ao ABCD JORNAL, Lima falou sobre o estímulo às brincadeiras ao ar livre para as crianças. “Desde 1º de janeiro temos movimentado o Viva São Bernardo, Viva o Paço, com fubeca, peão, iô-iô, brincadeiras de taco para atrair as crianças para novamente o que a gente fazia quando éramos criança, aquelas brincadeiras de quintal, de casa, soltar pipa da forma correta e tirar eles da tela. Queremos colocá-los voltados para a natureza, com playground e motivá-los muito. Essa é uma meta de governo.”
O presidente SAAP (Sociedade Amigos do Parque dos Pássaros), Clovis Campos, disse que a praça representa um verdadeiro cartão de visitas para o bairro. “Antes aqui havia apenas uma vegetação rasteira, um canteiro de obras, mas sabíamos que aquele transtorno de ontem se transformaria no benefício de amanhã.”
O secretário de Serviços Urbanos, Luiz Bortoletto, disse que se tratam de mais de quatro mil metros quadrados de praça/parque e pediu cuidado com a manutenção do local. “Que todos os moradores e usuários pensem como se fosse sua casa e cuide de cada canto.”
