ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » São Bernardo

Justiça determina manutenção de salário de vereadores afastados em São Bernardo

TJ-SP responde ofício da Câmara e mantém vencimentos-base de Danilo Lima e Ary de Oliveira, investigados em Operação da Polícia Federal

Gislayne Jacinto
Última atualização: 27/08/2025 17:39
Por Gislayne Jacinto
Publicado 27/08/2025
Compartilhar
TJ-SP responde ofício da Câmara e mantém vencimentos-base de Danilo Lima e Ary de Oliveira
TJ-SP responde ofício da Câmara e mantém vencimentos-base de Danilo Lima e Ary de Oliveira. Foto: Reprodução

 

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) informou à Câmara Municipal de São Bernardo que os vereadores Danilo Lima (Podemos) e Ary de Oliveira (PRTB), afastados de seus cargos, devem continuar recebendo seus salários-base. A decisão, comunicada em ofício nesta terça-feira (26/08), esclarece que apenas os adicionais e outras verbas “transitórias” devem ser suspensos.

O questionamento partiu do Legislativo municipal na semana passada, que buscava um entendimento sobre o pagamento dos salários e a possibilidade de convocar os suplentes Ozias Marçal (PRTB) e Marcos Fiscal (Podemos). A consulta se deu após a deflagração da Operação Estafeta, da Polícia Federal, que investiga um suposto esquema de corrupção envolvendo o presidente da Casa, Danilo Lima, e o vereador Ary de Oliveira. O prefeito Marcelo Lima (Podemos) também é alvo da investigação e está afastado.

No despacho, o TJ-SP justifica a decisão com base no princípio de que a suspensão de vencimentos, antes de uma condenação judicial transitada em julgado, “afronta o princípio da não culpabilidade”, ou seja, a presunção de inocência. A resposta, assinada pela supervisora Liliane Almeida Costa Vieira, sob determinação do desembargador Roberto Porto, esclarece que “a remuneração-base dos servidores afastados deve ser mantida, mas as verbas transitórias (pro labore faciendo), que dependem do efetivo exercício da função, não devem ser pagas.”

O salário-base dos vereadores de São Bernardo é de R$ 19.680,05, valor que entrou em vigor em 1º de janeiro.

Segundo denúncia do Ministério Público de São Paulo (MP-SP), Danilo Lima e Ary de Oliveira teriam participação em um esquema de movimentação financeira ilícita. A denúncia aponta Paulo Iran Paulino Costa como intermediário e “operador financeiro” da organização criminosa.

Tags:afastadosary de oliveiradanilo limamanutençãoofíciosaláriossão bernardoTJ-SPTribunal de Justiçavereadores

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Tigela Cheia retorna ao Festival do Chocolate após arrecadar mais de 600kg de garrafas PET Tigela Cheia retorna ao Festival do Chocolate após arrecadar mais de 600kg de garrafas PET
Próximo artigo Escolas municipais de São Caetano são premiadas no Prêmio Excelência Educacional Saresp, do Governo do Estado Escolas municipais de São Caetano são premiadas pelo Estado no Prêmio Excelência Saresp

Últimas notícias ABC Paulista

Pelé
Pelé recebe homenagem da FIFA na final da Copa do Mundo
19/07/2026
Palmeiras
Palmeiras treina passes e movimentação na intertemporada
19/07/2026
são paulo
São Paulo terá elenco quase completo para retorno do Brasileirão
19/07/2026
Blumenau é campeão do Especial de Futebol de São Bernardo nos pênaltis
Blumenau é campeão do Especial de Futebol de São Bernardo nos pênaltis
19/07/2026
Cachorrinhas abandonadas em terminal de São Bernardo são resgatadas
Cachorrinhas abandonadas em terminal de São Bernardo são resgatadas
19/07/2026

Recomendadas

São Bernardo celebra gastronomia com sucesso do Pizza Fest SBC e abre inscrições para o Festival Gastronômico "Sabores da Gente”
São BernardoCultura e Lazer

São Bernardo celebra gastronomia com sucesso do Pizza Fest SBC e abre inscrições para o Festival Gastronômico “Sabores da Gente”

19/07/2026
Leandro Viana, de São Bernardo, conquista dois ouros nos Jogos Parasul-americanos na Colômbia
São BernardoEsporte

Leandro Viana, de São Bernardo, conquista dois ouros nos Jogos Parasul-americanos na Colômbia

19/07/2026
São Bernardo amplia presença da GCM na região central da cidade com Operação Bairro Mais Seguro
São BernardoCidades

São Bernardo amplia presença da GCM na região central da cidade com Operação Bairro Mais Seguro

19/07/2026
Pedestre morre atropelado por moto e múltiplos veículos na Rodovia dos Imigrantes
São BernardoCidades

Pedestre morre atropelado por moto e múltiplos veículos na Rodovia dos Imigrantes

18/07/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?