VOLTAR
  • Cidades

São Bernardo ultrapassa 500 mil doses aplicadas contra a Covid

Imunização da população avança com abertura de agendamento para pessoas de 35 e 36 anos; capacidade da vacinação é ampliada com novo posto no Jardim Lavínia

  • Imunização da população avança com abertura de agendamento para pessoas de 35 e 36 anos.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 06/07/2021
  • Compartilhar:

Imunização da população avança com abertura de agendamento para pessoas de 35 e 36 anos; capacidade da vacinação é ampliada com novo posto no Jardim Lavínia

São Bernardo ultrapassa 500 mil doses aplicadas contra a Covid. Foto: Divulgação/

Com 100 mil doses aplicadas em menos de duas semanas, a Prefeitura de São Bernardo superou nesta terça-feira (06/07) a marca de 500 mil vacinas contra a Covid-19 aplicadas. A eficiência na imunização permitiu o avanço da campanha para o grupo de 35 e 36 anos a partir desta quarta-feira (07/07). Para atender as próximas faixas etárias, a Prefeitura ampliou sua capacidade de atendimento com mais um posto de vacinação no Ginásio do Jardim Lavínia (Avenida Capitão Casa, 1500).

De acordo com o prefeito Orlando Morando o esforço das equipes de Saúde é para que a vacinação chegue a toda a população elegível o mais rápido possível. “Estamos ampliando a nossa capacidade com mais um posto avançado, que vai nos permitir aplicar até 12,5 mil vacinas por dia, sem comprometer a qualidade dos nossos serviços, nem aumentar o tempo de espera ou gerar aglomeração. A faixa etária de 30 a 39 anos é uma das nossas maiores, por isso a necessidade de expansão neste momento”, explicou o chefe do Executivo em visita ao novo posto de vacinação.

Imunização da população avança com abertura de agendamento para pessoas de 35 e 36 anos. Foto: Divulgação

MAIS DE 500 MIL DOSES – Nesta terça-feira (06/07), o município atingiu a marca de 502.227 vacinas aplicadas, o que representa mais de 60% da população já imunizada com pelo menos a primeira dose. São Bernardo segue como a quarta cidade do Estado de São Paulo que mais vacinou sua população contra a Covid-19, atrás apenas da Capital, Campinas e Guarulhos. Até o momento, foram 395.397 vacinas referentes à primeira dose e 106.830 à segunda.

NOVA FAIXA ETÁRIA – O agendamento para as pessoas com 35 e 36 anos foi disponibilizado nesta terça-feira no portal do município (www.saobernardo.sp.gov.br/web/coronavirus) e no aplicativo São Bernardo na Palma da Mão. Além do cadastro no portal, é necessário preencher os dados no site Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br), do governo do Estado, para agilizar o atendimento no dia da aplicação.

DOAÇÃO DE ALIMENTOS – A campanha Vacina Contra a Fome continua com a arrecadação de alimentos não perecíveis nos seis postos de vacinação contra a Covid-19, incluindo o novo endereço no Jardim Lavínia. Uma ação iniciada em São Bernardo em março, por meio do Fundo de Social de Solidariedade (FSS), e que, posteriormente, foi incorporada à campanha do Governo do Estado. As doações podem ser entregues das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Vacina contra a gripe

A Prefeitura de São Bernardo ampliou nesta terça-feira (06/07) a campanha contra a Influenza para toda a população. A vacina contra a gripe está disponível nas 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS) para o público acima dos seis meses de idade. Os endereços e horários de funcionamento das UBSs podem ser conferidos no site da Prefeitura (www.saobernardo.sp.gov.br).

De acordo com o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, a vacinação contra a Influenza ajuda no diagnóstico da Covid-19 e no tratamento prévio da doença. “Nosso objetivo é ampliar esta cobertura vacinal e evitar casos de gripe no município, que também podem se agravar e ser confundidos com os casos de Coronavírus. A vacina previne estas manifestações graves”, explicou.

Pessoas dos grupos prioritários que ainda não se vacinaram também devem comparecer em uma das unidades para receber a dose, especialmente com a chegada do inverno. São Bernardo dispõe de 20 UBSs com funcionamento até às 22h, sendo a aplicação de vacinas um dos serviços disponíveis no horário estendido.

VACINA DA COVID-19 – Como as duas campanhas de vacinação, da gripe e da Covid-19, estão ocorrendo ao mesmo tempo, a orientação do Ministério da Saúde é para que a vacinação contra a Covid-19 seja priorizada. A população-alvo da vacinação contra gripe, que ainda não recebeu doses contra a Covid-19, deve se imunizar contra o Coronavírus e fazer o agendamento da aplicação da vacina da Influenza, respeitando um intervalo mínimo de 14 dias entre elas.