VOLTAR
  • Esporte

São Bernardo terá a 2ª edição da Copa Ãnimã de Basquete

 Ação reúne adolescentes que compartilham experiências com jovens com deficiência física ou intelectual, transformando a Copa em uma lição de amor e inclusão social

  • Copa Ãnimã reúne adolescentes que compartilham experiências com jovens com deficiência física ou intelectual, transformando a competição em inclusão social.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 17/06/2019
  • Compartilhar:

 Ação reúne adolescentes que compartilham experiências com jovens com deficiência física ou intelectual, transformando a Copa em uma lição de amor e inclusão social

 

copa ãnimã

Copa Ãnimã reúne adolescentes que compartilham experiências com jovens com deficiência física ou intelectual, transformando a competição em inclusão social. Foto: Divulgação

 

Bola ao cesto! Foi dado o primeiro arremesso que oficializa a realização da 2ª edição da Copa Ãnimã de Basquete. De 29 de junho a 1º de julho, a cidade de São Bernardo será palco deste torneio que, além do incentivo à modalidade, terá como objetivo, mais uma vez, utilizar o esporte como meio facilitador no caminho da inclusão social. O campeonato será realizado contando com os times da Federação Paulista de Basketball, nas categorias Sub 12, 13 e 14, masculino e feminino, além de times de outros Estados, que estarão disputando o troféu Copa Ãnimã.

Paralelamente, a Ãnimã recebe os jovens especiais que querem participar (síndrome de down, autista, deficiências físicas e intelectuais) e monta times especiais. Durante o ano inteiro esses jovens treinam todas às sextas-feiras para se apresentarem no torneio, competindo com regras especificas.

E, para levantar a galera, estão de volta as cheerleaders animadoras de torcidas (equipes formadas por jovens de todas as etnias e também portadoras de necessidades especiais) que prometem fazer dessa edição um show à parte, empolgando o público durante os intervalos dos jogos, com apresentações de dança e muita música para animar a todos.

De acordo com a idealizadora do projeto, a empresária Mirian Contrera, o objetivo deste ano é atrair também os adultos para que tragam a família para se misturarem, aplaudirem e começarem a dar exemplo para os seus filhos, mostrando e ensinando a eles que cada pessoa tem seu talento e que as diferenças devem ser respeitadas. “Em 2018 demos o primeiro passo para viver essa experiência de inclusão e foi lindo ver os jovens interagindo e respeitando as limitações uns dos outros. Agora queremos mais, queremos ver o público interagindo, prestigiando e, literalmente, apoiando essa ideia, afinal, quanto mais houver respeito e aceitação, menores serão as diferenças aos olhos da sociedade”, afirma.

A edição 2019 do torneio traz também novos esportes para apreciação do público como: floorball, futebol americano, hóquei, basquete cadeirantes, rugby, badminton, taekwondo e muito mais.

A Copa Ãnimã não visa lucro algum e é realizada com a ajuda de voluntários e patrocinadores em pequenos valores, verba essa que permite a organização do evento contratar arbitragem, fazer a premiação, confeccionar as roupas e uniformes dos times especiais e cheerleaders.

Clarice Amorim, mãe de jovem especial acrescenta que “o evento é de grande importância para a felicidade e autoestima dessas crianças que encontram na Copa, na maior parte das vezes, a única oportunidade de jogar, dançar, criar novas amizades e ver e serem vistos pelo mundo”.

Para o ano de 2020 o projeto já foi aprovado pela lei paulista de incentivo ao esporte PIE – Programa de incentivo ao esporte ICMS e os organizadores do evento já estão trabalhando no sentido de buscar estes patrocinadores e poderem, com isto, aumentar a abrangência do evento atendendo muito mais jovens.

A Copa Ãnimã de Basquete Inclusão tem o apoio da Prefeitura Municipal de São Bernardo, da Secretaria de Esportes e Lazer, da Federação Paulista de Basketball e empresas do Estado.

Serviço:

2ª Copa Ãnimã de Basquete Inclusão S.B.C

Data: 29/6 a 1/7

Festa de Abertura: 29/06/2019, sábado – Ginásio Poliesportivo SBC – AV. Kennedy, 1155 – Parque Anchieta – a partir das 11h

Jogos: acompanhe a tabela de jogos para saber os times e ginásios www.copaanimadebasquete.com.br

Instagram: @copaanimabasquete

Facebook: @copaanimabasquete

Festa de Encerramento: 01/07/2019 – Ginásio Poliesportivo SBC Horário: 19h