VOLTAR
  • Cidades

São Bernardo tem o primeiro caso de varíola do macaco

Esse é o segundo caso na região do ABCD; primeiro paciente com a doença foi no município de Santo André

  • Varíola dos macacos: OMS declarou emergência internacional de saúde.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 05/07/2022
  • Compartilhar:

Esse é o segundo caso na região do ABCD; primeiro paciente com a doença foi no município de Santo André

vírus da varíola do macaco

São Bernardo tem o primeiro caso de varíola do macaco. Foto: Divulgação

A Prefeitura de São Bernardo, por meio da secretaria de Saúde, informou que há um caso confirmado de varíola dos macacos no município. O paciente não tem histórico de viagem ao exterior.

“No momento, encontra-se com bom quadro de saúde e em isolamento domiciliar. Está sendo acompanhado e monitorado, diariamente, pelo departamento de Atenção Básica municipal”, afirmou a Prefeitura.

De acordo com a norma técnica do Ministério da Saúde, o período de isolamento é de 21 dias.

Primeiro caso

Há dez dias, a Prefeitura de Santo André confirmou o primeiro caso da varíola dos macacos na cidade. Trata-se de um morador de 36 anos que esteve na Europa e apresentou os sintomas após o retorno. O atendimento foi realizado em um hospital privado de São Paulo e o teste realizado foi positivo para doença.

O munícipe permanece em isolamento domiciliar, bem de saúde e com quadro estável. A Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância à Saúde, segue monitorando o caso.

Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde informou neste domingo (03/07) que, até o momento, 76 casos de varíola dos macacos (monkeypox) foram confirmados em todo o país. Desse total, foram registrados um caso no Distrito Federal, um no Rio Grande do Norte, dois em Minas Gerais, dois no Rio Grande do Sul, dois no Ceará, 16 no Rio de Janeiro e 52 em São Paulo.