São Bernardo será a 1ª cidade no ABCD a ter hospital veterinário público

 Licitação está aberta; equipamento de Saúde será instalado nas dependências do Centro de Controle de Zoonoses

Prefeito Orlando Morando lança edital para instalação de hospital veterinário. Foto: Divulgação/PSBC-Omar Matsumoto

São Bernardo será a primeira cidade da região do ABCD a ter um hospital veterinário público. Na Grande São Paulo só existem três hospitais nos bairros Tatuapé, Santana e Vila Sônia, todos na Capital Paulista. A licitação já foi aberta pela Secretaria de Saúde, na quarta-feira (30/05). Um edital de chamamento público para a instalação desse equipamento foi publicado no Diário Oficial do Município.

De acordo com a Prefeitura, poderão participar da concorrência entidades sem fins lucrativos, cuja finalidade estatutária seja o atendimento na área da Saúde. As propostas podem apresentadas a partir de segunda-feira (04/06). “As entidades interessadas deverão comprovar condições materiais para o desenvolvimento dos serviços, além de fornecer toda a estrutura de mão de obra, formada por médicos veterinários, auxiliares e equipes de apoio”, informou a administração ao acrescentar que as regras do edital podem ser conferidas no site http://www.saobernardo.sp.gov.br/web/sbc/saude

O governo informou que o hospital veterinário municipal será instalado nas dependências do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), que fica na avenida Rudge Ramos, 1.740, no bairro do Rudge Ramos. O equipamento terá consultórios, salas de centro cirúrgico, enfermarias, laboratórios, salas de raio-x e exames de imagem. A estrutura será operada e gerenciada por organização da sociedade civil pelo período de um ano, podendo ser prorrogado.

Castração

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), informou que o novo equipamento de Saúde servirá ainda para fazer o controle reprodutivo de cães e gatos. “Assim que o hospital estiver em funcionamento, teremos um centro cirúrgico exclusivo para realizar a castração dos nossos animais. Temos ciência de que a fila de espera para esse serviço é extensa e estamos criando medidas para solucioná-la. Além disso, faremos um acompanhamento completo da saúde desses animais, com respeito e dignidade”, disse.

O secretário de Saúde, Geraldo Reple, disse que além das castrações, o hospital ainda atenderá outros tipos de ocorrências. “O equipamento veterinário também terá estrutura para atender animais vítimas de atropelamentos, doenças degenerativas, doenças parasitárias e contagiosas, transmissíveis ao homem ou não. Assim, teremos abrangência maior em saúde pública”, finalizou.

21 Comentários

  1. Vão poder ,pessoas que não moram na cidade, passar com seus animais nesta unidade?
    Vão doar remédio,TB para os donos que não tem condições de comprar?
    Obrigada,pela atenção

  2. Parabéns pela atitude levará dignidade as pessoas de bem q adotam animais e precisam tratá-los. Amei e desejo muito sucesso.

  3. Só votei no Pery Cartola por conta dessa promessa….se de fato se concretizar vai ter meu respeito e de meu familiares.

  4. Ainda estou esperando desde setembro pela campanha de castração prometida… será que vai acontecer no hospital? Será que o hospital vai acontecer?!?!Me cadastrei em 09/2017 quando foi publicado que até 01/2018, 1500 animais seriam castrados em 05/2018 entrei em contato com o centro de zoonoses e fui informada que não estava acontecendo por falta de licitação… e agora nova licitação. Díficil acreditar né…

  5. Parabens pela atitude subiu mais ainda no meu conceito, eu consegui castrar minha cachorrinha bem rapido

  6. Torcendo mto para que tdo corra bem. Nós e os animais agradecemos imensamente a iniciativa. PARABENS PREF. ORLANDO MORANDO

  7. Será que os animais vão ter que ficar na fila meses esperando pra fazer exames ou passar em consultas igual a nós espero que não

  8. Que maravilhosa notícia …enfim um político do estado de SP pensando nos animais….. finalmente !!! Parabéns !!!! Que outras prefeituras sigam o belo exemplo !

  9. Excelente iniciativa. Outras cidades com universidades conseguiria fazer o mesmo. Importante criar leis rígidas para abandono e maus tratos. Como é feito em outros países. Pq se não a cidade vai se tornar lugar de abandono.

  10. Tudo mentira não existe clínica veterinária o prefeito fez propaganda inganosa, só para ganhar voto. Hoje liguei lá para levar meu Pet em consulta e não atende.

Comments are closed.