VOLTAR
  • Cidades

São Bernardo será a 1ª cidade no ABCD a ter hospital veterinário público

Licitação está aberta; equipamento de Saúde será instalado nas dependências do Centro de Controle de Zoonoses

  • Prefeito Orlando Morando lança edital para instalação de hospital veterinário.
    Foto: Divulgação/PSBC-Omar Matsumoto
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 01/06/2018
  • Compartilhar:

 Licitação está aberta; equipamento de Saúde será instalado nas dependências do Centro de Controle de Zoonoses

Prefeito Orlando Morando lança edital para instalação de hospital veterinário. Foto: Divulgação/PSBC-Omar Matsumoto

São Bernardo será a primeira cidade da região do ABCD a ter um hospital veterinário público. Na Grande São Paulo só existem três hospitais nos bairros Tatuapé, Santana e Vila Sônia, todos na Capital Paulista. A licitação já foi aberta pela Secretaria de Saúde, na quarta-feira (30/05). Um edital de chamamento público para a instalação desse equipamento foi publicado no Diário Oficial do Município.

De acordo com a Prefeitura, poderão participar da concorrência entidades sem fins lucrativos, cuja finalidade estatutária seja o atendimento na área da Saúde. As propostas podem apresentadas a partir de segunda-feira (04/06). “As entidades interessadas deverão comprovar condições materiais para o desenvolvimento dos serviços, além de fornecer toda a estrutura de mão de obra, formada por médicos veterinários, auxiliares e equipes de apoio”, informou a administração ao acrescentar que as regras do edital podem ser conferidas no site http://www.saobernardo.sp.gov.br/web/sbc/saude

O governo informou que o hospital veterinário municipal será instalado nas dependências do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), que fica na avenida Rudge Ramos, 1.740, no bairro do Rudge Ramos. O equipamento terá consultórios, salas de centro cirúrgico, enfermarias, laboratórios, salas de raio-x e exames de imagem. A estrutura será operada e gerenciada por organização da sociedade civil pelo período de um ano, podendo ser prorrogado.

Castração

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), informou que o novo equipamento de Saúde servirá ainda para fazer o controle reprodutivo de cães e gatos. “Assim que o hospital estiver em funcionamento, teremos um centro cirúrgico exclusivo para realizar a castração dos nossos animais. Temos ciência de que a fila de espera para esse serviço é extensa e estamos criando medidas para solucioná-la. Além disso, faremos um acompanhamento completo da saúde desses animais, com respeito e dignidade”, disse.

O secretário de Saúde, Geraldo Reple, disse que além das castrações, o hospital ainda atenderá outros tipos de ocorrências. “O equipamento veterinário também terá estrutura para atender animais vítimas de atropelamentos, doenças degenerativas, doenças parasitárias e contagiosas, transmissíveis ao homem ou não. Assim, teremos abrangência maior em saúde pública”, finalizou.