VOLTAR
  • Economia
  • São Bernardo

São Bernardo registra a abertura de 19.453 novas empresas em 2023

Resultado certifica que 53 novas empresas  foram proporcionados por dia  ao longo do ano passado; município é a 16ª maior economia do País

  • São Bernardo registra a abertura de 19.453 novas empresas em 2023.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 13/01/2024
  • Compartilhar:

Resultado certifica que 53 novas empresas  foram proporcionados por dia  ao longo do ano passado; município é a 16ª maior economia do País

São Bernardo

São Bernardo registra a abertura de 19.453 novas empresas em 2023. Foto: Divulgação

Referência como polo de inovação e desenvolvimento econômico do País, São Bernardo computou a abertura de 19.453 novas empresas no balanço consolidado de 2023, o que corresponde à média de 1.621 firmas por mês ou a marca significativa de 53 por dia no período. Os números constam no levantamento registrado no painel do Mapa de Empresas, divulgado pelo governo federal, e refletem a criação e manutenção de ecossistema favorável para receber investimentos privados.

O compilado associado a São Bernardo retrata que a cidade vem colhendo resultados positivos devido a planejamento de gestão, entre leis de incentivo fiscal e desburocratização. O saldo no acumulado do ano entre a quantidade de abertura e fechamento de empresas mostra uma diferença de 8.358 firmas. Foram 19,4 mil novos negócios – 1.072 apenas em dezembro – e, no mesmo período, 11.095 extintas. O município contabiliza, atualmente, 104,5 mil empresas ativas.

“Em sete anos de Administração temos agido incisivamente tanto para impulsionar a atividade econômica quanto para um ambiente propício para atrair novas empresas, além de investirmos pesado na infraestrutura de São Bernardo. Essa somatória tem rendido bons frutos, incluindo a geração de emprego formal. Não à toa, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), somos a 16ª maior economia do País e a 5ª melhor no Estado de São Paulo, concentrando 0,65% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional”, sustentou o prefeito Orlando Morando.

Entre as 19,4 mil novas empresas em São Bernardo, 14,7 mil referem-se a MEIs (Microempreendedores Individuais), média de 1.225 por mês. Como ação efetiva, a cidade implantou plano inovador que simplifica o processo de abertura do cadastro deste tipo de negócio, bem como ampliou benefícios concedidos à figura jurídica a todas as atividades enquadradas na lista de MEIs. A lei em vigência visa integrar – e reduzir tempo de andamento do processo, sem custos ao requerente, a partir de entrada única no sistema – à solicitação do cadastro municipal o alvará de funcionamento, a licença sanitária e a licença ambiental, o que institui tratamento diferenciado ao MEI.

EMPREGOS

Dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do governo federal, apontam São Bernardo entre as cidades que mais criam vagas de emprego com carteira assinada no Estado. No acumulado de 2023, entre janeiro e novembro – último mês do levantamento -, a cidade assinala um saldo positivo de 8.494 postos formais. Já em relação aos últimos 12 meses, de dezembro de 2022 a novembro de 2023, foram computados a criação de 4.223 empregos.

DESBUROCRATIZAÇÃO

São Bernardo tem se destacado por introduzir, entre as prioridades da gestão, processo de desburocratização para o licenciamento de empresas. Prova disso, em acréscimo a medidas de incentivo fiscal e sem aumento da carga tributária municipal, são os diversos depoimentos de empresários em relação à celeridade na aprovação de projetos. As chegadas do Outlet Premium, Havan e Max Atacadista a São Bernardo foram exemplos notórios deste contexto positivo, nas quais houve elogio de seus dirigentes ao trâmite de alvarás na cidade, situação que concretizou empregos e investimentos do empreendimento privado.