VOLTAR
  • Cidades

Chuvas fortes castigam cidades do ABCD; Veja balanço e vídeo

Queda de árvores, deslizamentos e formação de buracos foram registrados no ABCD; temporal causou transtorno aos moradores  

  • Houve formação de buraco na Estrada do Barreiro, no bairro dos Químicos.
    Foto: TV São Bernardo
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 13/01/2024
  • Compartilhar:

Queda de árvores, deslizamentos e formação de buracos foram registrados no ABCD; temporal causou transtorno aos moradores

As cidades da Região do ABCD foram castigadas  nas últimas 24 horas com excesso de chuvas. Houve queda de árvores, formação de buracos e deslizamentos. Um óbito foi registrado também.

Em Santo André, foram registrados índices elevados de chuva desde a tarde desta sexta-feira em Santo André. Na área urbana, nas últimas 24 horas, registramos 97.61 mm de chuvas,  sendo 79.38 mm apenas nas últimas 12 horas. Na região de mananciais estamos com acumulados de 99.19 mm nas últimas 24 horas,  sendo 81.85 mm nas últimas 12 horas.

Houve queda de  três quedas de árvores, sendo duas no Bairro Jardim e outra na Vila Homero Thon,  sem vítimas.

queda de árvore na Rua das Bandeiras, Bairro Jardim

Houve queda de  três quedas de árvores, sendo duas no Bairro Jardim e outra na Vila Homero Thon. Foto: Divulgação

O CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) indicou alerta de risco para deslizamento de terra em Santo André, visto que estamos com acumulados de 141 mm nas últimas 72 horas no município e estamos com o solo bastante encharcado.

A previsão para este sábado não demonstra chuvas volumosas. Em breve a reportagem será atualizada.

São Bernardo

Em São Bernardo, houve formação de buraco na Estrada do Barreiro, no bairro dos Químicos, e o fato gerou congestionamento na noite desta sexta, inclusive alguns veículos ficaram atolados. Houve ainda deslizamento de terra e um homem de 48 anos perdeu a vida.

carros atolados em São Bernardo

Houve formação de buraco na Estrada do Barreiro, no bairro dos Químicos. Foto: TV São Bernardo

A Prefeitura de São Bernardo, por meio da Defesa Civil, informou que a forte chuva registrada na noite dessa sexta-feira provocou uma ocorrência de solapamento de asfalto na Estrada dos Alvarengas, na altura do 7.900. O incidente ocorreu num trecho da via onde estão sendo realizadas obras de implantação de sistema de drenagem da região.

Quatro veículos, sendo dois ônibus, um microônibus e um carro, que passavam pela via no momento do incidente ficaram presos em buracos abertos na estrada. Ninguém ficou ferido.

“Importante destacar que, nesta fase da obra, por conta da instalação das tubulações do novo sistema, este trecho da via estava com uma camada de asfalto provisória, o que é padrão nesse tipo de intervenção”, informou.

No momento, as equipes da Secretaria de Transportes e Vias Públicas, junto com profissionais do Consórcio responsável pela obra, realizam a remoção do último ônibus do local para que a empreiteira responsável pela obra possa iniciar os trabalhos para recuperação do pavimento e, posteriormente, a liberação da via.

“Vale lembrar que a obra neste trecho da Estrada dos Alvarengas faz parte de amplo pacote de melhorias da via que, desde 2017, já permitiu a duplicação da estrada no trecho que vai da Praça Giovanni Breda, no bairro Assunção, até o entroncamento da via com a Estrada da Cama Patente, nas proximidades da UPA Alvarenga, totalizando trecho de 4,3 quilômetros”, informou a Prefeitura.

São Caetano

Em São Caetano foram registrados 70 milímetros de chuva e houve pontos de alagamentos na avenida Guido Aliberti. Um carro ficou ilhado na cidade e caíram duas árvores de porte médio.

avenida Guido Aliberti

Em São Caetano foram registrados 70 milímetros de chuva e houve pontos de alagamentos na avenida Guido Aliberti. Foto: Semob

Mauá

A Prefeitura de Mauá informou que tem o índice pluviométrico acumulado de 149, 24mm nas últimas 72 horas, com previsão de 13mm no próximo período, o que reflete ainda uma situação de normalidade.

A chuva desta noite registrou uma ocorrência na rua Manoel Nascimento, em decorrência de obra da Sabesp. As equipes da Defesa Civil e Sabesp vistoriaram para proceder o devido reparo.

Ribeirão Pires

A Defesa Civil Municipal de Ribeirão Pires registrou três quedas de árvores de pequeno porte entre está sexta-feira (12) e este sábado (13) – no Centro, Jardim Caçula e na Quarta Divisão. Não houve vítimas ou danos materiais.

O acumulado de chuva na cidade, em 48 horas, é de 126 mm. O município está em estado de Observação e as equipes estão de plantão para o atendimento de eventuais ocorrências.

queda de árvore

Defesa Civil Municipal de Ribeirão Pires registrou três quedas de árvores. Foto: Divulgação

Outras cidades

Diadema prepara o balanço para informar o que as chuvas causaram. Rio Grande da Serra também foi contatada e a reportagem aguarda retorno.