São Bernardo recebe 1ª edição da Gaymada no Poliesportivo
Torneio se dará nesta sexta-feira, a partir das 17h, com a proposta de unir e incluir o público LGBTQIA+ nas atividades de esportes
Torneio se dará nesta sexta-feira, a partir das 17h, com a proposta de unir e incluir o público LGBTQIA+ nas atividades de esportes
Baseada no propósito de unir e incluir o público LGBTQIA+ nas atividades de esportes, a cidade de São Bernardo irá receber a 1ª edição municipal da Gaymada, que nada mais é que uma adaptação da tradicional queimada. Com cunho social, o torneio será promovido nesta sexta-feira (24/11), a partir das 17h, no Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib (Avenida Kennedy, 1.155, Anchieta), tendo a apresentação de coletivos e entidades do município e de outras cidades da Região Metropolitana de São Paulo.
O evento, que deve atrair mais de 100 inscritos, é organizado pela Casa Neon Cunha e Associação da Parada LGBTQIA+ de São Bernardo em parceria com a Prefeitura, visando – e fomentando – a integração das pessoas. Historicamente, o público é excluído da prática esportiva, entre outras questões, devido ao preconceito. Além da diversão e competitividade neste dia, a atividade também destaca o conceito da solidariedade, especialmente na esfera de grupos politicamente minorizados.
“Uma enorme satisfação sermos palco deste importante torneio de queimada voltado ao público LGBTQIA+, proporcionando esporte, muito entretenimento e compartilhamento de experiências. Por meio de mais essa iniciativa, defendemos que o esporte pode transformar vidas, ultrapassa barreiras e amplifica vozes, com o poder de sensibilizar a sociedade. São Bernardo é a cidade dos esportes e sem preconceito”, pontuou o secretário de Esportes e Lazer de São Bernardo, Alex Mognon.
Com a bandeira contra a homofobia e em incentivo à diversidade no esporte, o torneio busca quebrar paradigmas, mediante uma abordagem leve para tratar do tema. A competição vai contar com premiação às equipes melhores posicionadas, o que inclui medalha e troféu à primeira colocada na classificação geral, bem como medalhas para segunda e terceira no resultado final.
Dentro do foco de justamente aliar esporte e diversidade, São Bernardo abrigou, pela primeira vez no ano passado, torneio LGBTQIA+ que inseriu as modalidades de vôlei, handebol e futsal. Na oportunidade, a competição se deu nas dependências da Arena Olímpica de São Bernardo.
PARTICIPAÇÃO
Os interessados em participar da Gaymada de São Bernardo podem inscrever sua equipe previamente pelo link (https://bit.ly/1_Gaymada_SBC) ou formar um time no dia com os presentes no local, moradores ou não da cidade. Haverá arrecadação voluntária de leite em pó na entrada do Ginásio Poliesportivo para auxiliar entidades sociais.