VOLTAR
  • Cidades

São Bernardo monitora qualidade da água para consumo humano

Análise das amostras é realizada pela equipe de Vigilância Ambiental, por meio do programa Proágua realizado em parceria com Governo Estadual

  • São Bernardo monitora qualidade da água para consumo humano. Foto : Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 30/06/2023
  • Compartilhar:

Análise das amostras é realizada pela equipe de Vigilância Ambiental, por meio do programa Proágua em parceria com Governo Estadual

Amostra de água

São Bernardo monitora qualidade da água para consumo humano. Foto : Divulgação

Fonte essencial para a vida, a água disponibilizada para o consumo humano em São Bernardo é monitorada pelas equipes da Prefeitura, por meio do Programa de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Proágua), realizado em parceria com o Governo do Estado. As amostras são analisadas pela Vigilância Ambiental em equipamento próprio: o Laboratório Municipal de Saúde Pública, localizado no bairro Taboão.

De acordo com o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, o município é um único na região do Grande ABC a analisar a própria água em equipamento municipal. “Apenas São Bernardo e Guarulhos fazem esse monitoramento em laboratório próprio, o que nos traz a vantagem de obter celeridade nos resultados e nas ações necessárias, quando detectada alguma contaminação. As demais cidades enviam para o Instituto Adolfo Lutz”, explicou.

A coleta das amostras é realizada durante todo o ano e faz parte da fiscalização da água fornecida pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) para todos os estabelecimentos do Sistema de Abastecimento de Água e Soluções Alternativas Coletivas. As amostras são colhidas em equipamentos públicos, como Emebs, praças, hospitais, grandes centros comerciais, entre outros locais de grande circulação da população.

ANÁLISE DA ÁGUA

Para comprovar a potabilidade, a equipe da Vigilância Ambiental checa o pH da água, temperatura, cloro livre, cloro total, coliformes, cor, turbidez e fluoreto, atendendo 100% da pactuação feita com o Estado.

De acordo com a diretora do departamento, Roselaine Benavides, o trabalho vai além da análise da água para consumo humano. “O programa visa a atuação integrada e abrangente no contexto da produção e consumo da água, englobando desde a gestão dos recursos hídricos até os impactos à saúde dos consumidores”, detalhou.

PROÁGUA

O Programa Estadual de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano foi instituído pela Resolução Estadual SS-45, de 31 de janeiro de 1992, e tem por objetivo colaborar na promoção e proteção da saúde da população por meio da garantia da potabilidade da água destinada ao consumo humano no Estado de São Paulo.