VOLTAR
  • Cidades

São Bernardo inicia oficialmente operação de ônibus 100% elétricos

São sete veículos nesta primeira etapa do processo de modernização da frota; prefeito Orlando Morando acompanhou primeiro trajeto de viagem

  • São Bernardo inicia oficialmente operação de ônibus 100% elétricos.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 31/07/2023
  • Compartilhar:

São sete veículos nesta primeira etapa do processo de modernização da frota; prefeito Orlando Morando acompanhou primeiro trajeto de viagem

Ônibus Elétrico

São Bernardo inicia oficialmente operação de ônibus 100% elétricos.Foto: Divulgação

A cidade de São Bernardo começou oficialmente nesta segunda-feira (31/07) a operação de ônibus 100% elétricos, movidos a bateria. Após período de testes, a implantação do novo corredor verde entrou em funcionamento na Linha 20 (Parque Imigrantes/Paço), em modelo que é vanguarda na Região Metropolitana de São Paulo e o primeiro no Grande ABC. Com a medida, o município deu o pontapé inicial no processo de substituição gradativa dos atuais veículos a diesel.

O prefeito Orlando Morando acompanhou pessoalmente o início da circulação de um dos veículos, envelopado simbolicamente na cor verde, tendo como ponto de partida uma viagem no Parque Imigrantes – são 30 quilômetros de trajeto. Nesta primeira etapa de implementação, são sete ônibus modernos, com autonomia de aproximadamente 250 quilômetros. Baseada no conceito de sustentabilidade, a nova tecnologia irá permitir a redução da emissão de poluentes na cidade.

“É uma alegria entregarmos essa linha verde, 100% sustentável, com circulação de ônibus novos e elétricos fabricados em São Bernardo. Fiz questão de fazer o percurso já com os primeiros passageiros do corredor, que vai funcionar inicialmente com uma frota de sete veículos, compondo a Linha 20 do sistema de transporte coletivo da cidade. É mais tecnologia, qualidade de vida e preservação do meio ambiente”, pontuou o chefe do Executivo municipal, antes de embarcar no ônibus.

A viagem foi acompanhada por Milena Braga Romano, proprietária da Eletra – empresa sediada em São Bernardo e que produz os ônibus elétricos -, por representantes da BR7, responsável pela operação das linhas municipais, e pelo secretário de Concessões e Parcerias, Ademir Silvestre. O investimento é da ordem de R$ 2,5 milhões para aquisição de cada veículo. Juntos, os ônibus cumprem itinerário de aproximadamente 100 viagens por dia e tem demanda diária de cerca de 4.000 usuários.

A Linha 20 atende bairros populosos como Parque Imigrantes, Royal Park, Jardim Marcopolo, Demarchi e Centro. Com tecnologia de tração elétrica, ar condicionado, sem ruídos e emissão zero de gás carbônico ou outros poluentes, os veículos têm capacidade para 70 passageiros.

BENEFICIÁRIOS

Entre os primeiros passageiros da linha verde, a aposentada e moradora do Parque Imigrantes, Maria de Fátima Serafim, de 65 anos, elogiou a implantação do corredor. “Eu amei presenciar uma modernidade dessas aqui, ainda mais iniciando pela nossa região. Nunca tinha visto um ônibus elétrico, custei a acreditar que andava só a bateria.”