VOLTAR
  • Esporte

São Bernardo entrega 25ª praça-parque no Jardim Jussara

Espaço é entregue 90 dias após alunos da EMEB Lorenzo Lorenzetti solicitarem uma nova área de lazer no bairro

  • Praça-parque foi entregue pelo Orlando Morando 90 dias após alunos da EMEB Lorenzo Lorenzetti solicitarem uma nova área de lazer no bairro.
    Foto: Divulgação/PSBC-Gabriel Inamine
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 12/10/2019
  • Compartilhar:

Espaço é entregue 90 dias após alunos da EMEB Lorenzo Lorenzetti solicitarem uma nova área de lazer no bairro

Praça-parque foi entregue pelo Orlando Morando 90 dias após alunos da EMEB Lorenzo Lorenzetti solicitarem uma nova área de lazer no bairro. Foto: Divulgação/PSBC-Gabriel Inamine

 

O programa Praça-Parque, iniciativa da Prefeitura de São Bernardo, sob a gestão do prefeito Orlando Morando, acaba de chegar ao Jardim Jussara. O chefe do Executivo atendeu, há 90 dias, a um pedido dos alunos do Infantil V B, com alunos de 5 e 6 anos, da EMEB Lorenzo Enrico Felice Lorenzetti, solicitando uma área de lazer no bairro.  A entrega do novo espaço ocorreu neste sábado (12/10), no Dia das Crianças. No total, a cidade conta com 25 Praças-Parque.

“Ao deixar a escola municipal, recebi esta missão de trazer um parquinho para as crianças do bairro. Depois de conversar com o Marcelo Lima (vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos), resolvemos também beneficiar toda a comunidade e implantar mais uma unidade da Praça-Parque, com uma série de equipamentos. Trata-se de um conceito inovador de área de lazer, pois o espaço pode ser fechado à noite e são os moradores que definem o horário de abertura e fechamento. Desta forma, há mais segurança para os moradores”, explicou o prefeito Orlando Morando.

Com área de 870 m², o local conta com área de convívio com bancos e mesa; playground, espaço pet, academia ao ar livre, pista de caminhada, plantio de árvores e grama, papeleiras e, além disso, a quadra ao lado foi reformada, houve implantação de nova iluminação, pintura geral, e a colocação de alambrado com fechamento de área e portões.

A nova Praça-Parque está localizada na Avenida Manaus, altura do número 182, em um espaço que era utilizado para o descarte irregular de lixo e de entulhos. “Ao buscar um terreno no bairro, nos deparamos com esta área que, infelizmente, estava degradada. Propusemos a transformação total do espaço, que agora será melhor aproveitado por todos os moradores. Este projeto é um sucesso e amplamente aprovado em toda a cidade. Para que também tenha êxito no Jardim Jussara, é fundamental a colaboração de toda a população, frequentando e cuidando”, afirmou o vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, Marcelo Lima.

Além do prefeito Orlando Morando e do vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, Marcelo Lima, a solenidade de entrega contou com a presença do subprefeito, Dr. Ivar de Souza, veredores da base aliada, lideranças, moradores, da presidente da Sociedade Amigos de Bairro do Jardim Jussara, Maricélia Braga, e também da miss São Bernardo Teen, Marianny Luiza Brito, que também reside no bairro.

GUARDIÕES DO PLANETA

Mais do que reivindicar um novo espaço de lazer no bairro, os alunos da EMEB Lorenzo Lorenzetti, juntamente com toda a gestão escolar, tem feito um importante trabalho de conscientização com os moradores por meio do projeto “Guardiões do Planeta”. Esta ação é liderada pela professora Marilene Maria de Melo, 48 anos, que leciona para a turma do Infantil V B, classe da pequena Maria Eduarda, representante dos alunos que solicitaram o espaço.

 

“Como cidadãos, temos de fazer reivindicações ao Poder Público e as crianças devem fazer parte deste contexto. Estamos muito felizes, pois, além da nova praça, solicitamos uma lombada em frente à escola, prontamente atendida pela Administração. Além dos pequenos, temos trabalhado juntamente com as turmas da EJA (Educação de Jovens e Adultos) para conscientizar os moradores da importância de se preservar o Meio Ambiente. Temos um espaço novo e temos de cuidar”, afirmou a professora.