VOLTAR
  • Política

São Bernardo e Governo do Estado entregam 1.787 escrituras

Evento contou com as presenças do prefeito Orlando Morando e do secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado, Marcelo Branco

  • São Bernardo e Governo do Estado entregam 1.787 escrituras.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 19/08/2023
  • Compartilhar:

Evento contou com as presenças do prefeito Orlando Morando e do secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado, Marcelo Branco

Entrega de Escritura

São Bernardo e Governo do Estado entregam 1.787 escrituras. Foto: Divulgação

Em meio aos festejos que celebram os 470 anos de São Bernardo, a Prefeitura e o Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), realizaram, neste sábado (19/08), evento que concretizou mais um avanço no processo de regularização fundiária da cidade. Trata-se da entrega de 1.787 escrituras a moradores de oito conjuntos habitacionais localizados nos bairros Cooperativa e D.E.R.

A cerimônia ocorreu na quadra da EMEB Celso Augusto Daniel, no Jardim Três Marias, e contou com as presenças do prefeito Orlando Morando; do secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Branco, representando o governador Tarcísio de Freitas; do presidente da CDHU, Reinaldo Iapequino; do secretário de Habitação de São Bernardo, João Abukater Neto; da primeira-dama e deputada estadual, Carla Morando; do deputado federal Marcelo Lima; além de vereadores da base aliada e moradores contemplados.

“O Governo do Estado tem sido um grande parceiro do município também na questão da regularização fundiária, que está entre as prioridades da nossa gestão. A escritura garante o título de propriedade para o morador e, mais do que isso, é um reconhecimento do poder público de todo o esforço que a pessoa teve para conquistar seu imóvel. Nossa meta é entregar 50 mil escrituras até o fim de 2024, o que corresponde a aproximadamente 80% de toda a cidade regularizada”, destacou o chefe do Executivo municipal.

Morando reforçou que a escritura do imóvel é a materialização do patrimônio de uma família. “O maior bem que um cidadão tem é a sua vida e a saúde. E, depois, a sua casa, aonde ele cria os seus filhos e protege a sua família”. completou.

 

Titular da Pasta de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado de São Paulo, Marcelo Branco ressalta a importância da parceria entre Prefeitura e Estado para o avanço das melhorias para a população. “Temos feito um grande programa de regularização fundiária no Estado, com a meta de chegar a 200 mil escrituras entregues em quatro anos. E quando a gente pega um município como São Bernardo, que tem um programa próprio e uma determinação do prefeito de fazer essas regularizações, isso se dinamiza muito e a gente consegue aumentar o número de unidades”.

CONJUNTOS REGULARIZADOS

No total, famílias de oito conjuntos residenciais foram contempladas com o título de regularização. São eles: São Bernardo do Campo “K – DER”, na Rua Maria Adelaide L. Quelhas, bairro D.E.R.; São Bernardo do Campo “D – Granja ITO”, na Rua João Antonio Butrico; São Bernardo do Campo “S1”, nas Ruas Cultura da Cidadania e Caminho da Educação; São Bernardo do Campo “U1”, “U2”, “U3”, “V1” e “V2”, situados na Estrada Particular Eiji Kikuti, estes no bairro Cooperativa.

SONHO REALIZADO

Uma das moradoras mais antigas do D.E.R., a aposentada Hilda Tereza Alves de Souza, 79 anos, destacou a emoção em ter a titularidade de seu imóvel. “Cheguei no D.E.R. aos 6 anos de idade, porque meu pai veio trabalhar na construção da Via Anchieta. Agradeço muito ao prefeito por tudo o que tem feito em São Bernardo e por mais esse presente maravilhoso. Dedico esse presente à minha mãezinha, que está lá no céu”, diz.

Já a moradora do Conjunto São Bernardo do Campo “V1”, no Cooperativa, Ana Gomes da Silva, 70 anos, celebra a conquista da família. “Moro aqui há 19 anos, pagando a prestação da minha casinha com muito suor. Como meu marido já é falecido e não tenho filhos, agora estou tranquila porque posso deixar meu apartamento para uma sobrinha que mora comigo”, observa.

PROGRAMA A CASA É MINHA

Criado em 2017 pela Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Habitação, para garantir a titularidade da casa própria a moradores de áreas até então irregulares, o Programa A Casa é Minha atingiu a marca de 35 mil loteamentos regularizados por toda a cidade, consolidando-se como o maior projeto de regularização fundiária da história do município.

Famílias ainda não tituladas por falta de documentação podem realizar o preenchimento dos dados e envio de documentos necessários para o processo de regularização fundiária do lote onde vivem pelo computador, tablet ou celular por meio do endereço eletrônico www.saobernardo.sp.gov.br/web/sehab.

Entrevista coletiva

O prefeito e o secretário de Habitação do Estado concederam entrevista coletiva e falaram sobre avanços na regularização fundiária, bem como sobre futuras entregas de escrituras.

Veja vídeo: