VOLTAR
  • Cidades

S.Bernardo entrega escrituras e atinge a marca de quase 35 mil lotes regularizados

No mês de aniverásrio da cidade, Programa a Casa é Minha, da Secretaria de Habitação, atinge a marca de quase 35 mil lotes regularizados

  • S.Bernardo entrega escrituras a moradores da cidade.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 13/08/2023
  • Compartilhar:

No mês em que São Bernardo completa 470 anos, Programa a Casa é Minha, da Secretaria de Habitação, atinge a marca de quase 35 mil lotes regularizados

Entrega de Escrituras

S.Bernardo entrega escrituras a moradores da cidade. Foto: Divulgação

O Programa A Casa é Minha, criado em 2017 pela Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Habitação, para garantir a titularidade da casa própria a moradores de áreas até então irregulares, atingiu a marca de quase 35 mil loteamentos regularizados neste final de semana. Em eventos realizados neste sábado (12/08) e domingo (13/08), dentro do calendário de festividades pelo aniversário de 470 anos do município, o prefeito Orlando Morando realizou a entrega de escrituras a famílias que vivem no Parque São Bernardo (Trecho Bela Vista) e no Nova Baeta, na região do Baeta Neves.

Consolidado como o maior programa de regularização fundiária da história de São Bernardo, o A Casa é Minha contemplou, nesta etapa, 975 lotes do Parque São Bernardo (Trecho Bela Vista), sendo 436 apartamentos e seis embriões e 549 lotes no Nova Baeta. Destes, 527 referentes ao Parque São Bernardo e 191 no Nova Baeta ainda dependem da conclusão da entrega de documentos por conta dos titulares para que as famílias recebam as escrituras em definitivo. No total, a ação demandou investimento de quase R$ 3 milhões por parte da Prefeitura, sem qualquer custo aos munícipes beneficiados.

“É uma alegria observar o quanto já conseguimos avançar com melhorias por todo o Parque São Bernardo e Nova Baeta. Além da regularização fundiária, que é fundamental para trazer segurança e coroa todo o esforço dessas famílias na construção da casa própria, já entregamos Arena Parque de Esportes, Praça-Parque, iluminação pública em LED, asfalto novo, urbanização e produção habitacional nessa região. E nosso objetivo é seguir investindo em mais melhorias para a população”, ressalta o chefe do Executivo, que no evento de domingo esteve acompanhado pelos filhos Orlandinho e Antonella para celebrar o Dia dos Pais.

FELICIDADE

“Demorou, mas chegou”, celebra a faxineira Vanuza de Araujo Silva, 32 anos, com a escritura da casa onde vive com a família há 29 anos em mãos. Já a dona de casa Miralda do Nascimento, 54 anos, considera ter recebido presente pelo aniversário. “Agora eu realmente posso falar que a casa é minha. Construímos com muita dificuldade, aos pouquinhos e, agora temos um documento que nos traz segurança”, revela.

SOBRE OS LOTEAMENTOS

O loteamento Parque São Bernardo é composto por 3.123 famílias, distribuídas em 1.878 lotes, oito embriões e 740 unidades habitacionais. Trata-se de assentamento urbanizado originário de uma ocupação espontânea em área particular e pública que teve início na década de 1970, com aproximadamente 270 mil m². Já o loteamento Nova Baeta é composto por 602 famílias, distribuídas em 549 lotes. Trata-se de loteamento irregular implantado parte em área pública municipal (oriunda da extinção da PROSBC) e parte em área particular.

HOMENAGEM

As cerimônias de entregas de escrituras deste fim de semana foram ainda mais emotivas, em especial para a equipe da Secretaria de Habitação de São Bernardo, que organizou homenagem para o ex-diretor de regularização fundiária da Pasta, Clovis Corasolla, que faleceu neste mês, aos 70 anos, em razão de problemas de saúde. “Nosso eterno agradecimento ao Clovis, que não nasceu em São Bernardo, mas fez muito por essa cidade. Em sete anos, ele foi o responsável pela regularização fundiária de 33 mil lotes em todo o município”, destacou o prefeito.

A CASA É SUA, MAS PRECISA REGISTRAR

Dentro do Programa A Casa é Minha, a Secretaria de Habitação criou uma ferramenta on-line para auxiliar famílias ainda não tituladas por falta de documentação. Dessa forma, os munícipes poderão realizar o preenchimento dos dados e envio de documentos necessários para o processo de regularização fundiária do lote onde vivem no computador, tablet ou celular por meio do endereço eletrônico www.saobernardo.sp.gov.br/web/sehab.