VOLTAR
  • Economia

São Bernardo é casa do Feirão Limpa Nome da Serasa

Espaço na Central de Trabalho e Renda abriga, entre terça e sábado, iniciativa que negocia até 99% das dívidas

  • São Bernardo é casa do Feirão Limpa Nome da Serasa.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 06/11/2023
  • Compartilhar:

 Espaço na Central de Trabalho e Renda abriga, entre terça e sábado, iniciativa que negocia até 99% das dívidas

Feirão Limpa Nome

São Bernardo é casa do Feirão Limpa Nome da Serasa. Foto: Divulgação

A cidade de São Bernardo irá abrigar nesta semana o Feirão Limpa Nome, tradicional medida que tem objetivo de facilitar o acesso da população à negociação de dívidas em um único local. A iniciativa, realizada pela Serasa com apoio da Prefeitura, gerida por Orlando Morando, por meio da Sala do Empreendedor, vai ocorrer entre terça-feira (7/11) e sábado (11/11), das 9h às 18h, em espaço itinerante reservado na entrada da Central de Trabalho e Renda (CTR), localizado na Rua Padre Lustosa, 48, Centro.

Cartões de crédito, pendências em lojas de roupas e varejo, contas de telefone, luz, água, bem como passivos pendentes de empréstimos e compras, todas essas dívidas podem ser renegociadas com abatimentos significativos. Isso porque o feirão reúne diversas instituições financeiras com o propósito justamente de auxiliar os moradores a se livrarem dos débitos, possibilitando queda dos valores com até 99% de desconto.

“O Feirão Limpa Nome é grande oportunidade para a população abater suas dívidas com as empresas e, assim, limpar o nome na praça. Pensando no público, São Bernardo apoia essa iniciativa, visando que os munícipes possam reorganizar a vida financeira. O serviço trata-se do famoso ganha-ganha, no qual a Serasa promove a ponte para efetivar benefício a ambos, solucionando um problema em torno da negativação”, frisou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo, Hiroyuki Minami.

A Serasa concentra dados enviados por bancos, instituições financeiras e lojas de todo o País, na busca por dívidas em aberto, protestos e uma série de outros registros. Desta forma, o órgão acumula informações de clientes inadimplentes, com foco na proteção ao crédito. Atualmente, cerca de 6 milhões de consultas são realizadas diariamente no site da Serasa pelos mais de 500 mil clientes.

A novidade desta edição do feirão é que algumas empresas oferecem a possibilidade de quitar a dívida com pagamento via Pix e ter o nome limpo na hora – disponível para parceiros cuja integração habilita baixa imediata do cadastro. Depois que o valor é pago, a própria empresa que recebeu o pagamento deve solicitar a exclusão da dívida na base da Serasa. Com a quitação, o consumidor abre ainda margem para aumento da pontuação no Score, ferramenta que permite a bancos e outras empresas avaliar o cliente.

DESENROLA

Empresas que aderiram ao programa Desenrola Brasil, do governo federal, disponibilizam também na plataforma da Serasa ofertas com os mesmos descontos oferecidos no projeto. No feirão, no entanto, as ofertas do Desenrola devem ser pagas somente à vista.

PRT

Em vigor desde o dia 23 de outubro, o Programa de Regularização Tributária (PRT) é outra medida que visa facilitar a regularização de pendências financeiras, desta vez, junto à Prefeitura. Os interessados têm até o dia 28 de dezembro para manifestar interesse na ação, seja pela internet ou pessoalmente. Desde sua reedição, a medida já registrou 700 adesões.

Os contribuintes podem regularizar todos os débitos municipais, como é o caso do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto Sobre Serviços (ISS), Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), taxas diversas (expediente e serviços, licença para funcionamento, localização para funcionamento, fiscalização sanitária e publicidade) e Contribuição de Iluminação Pública (CIP). Também entram no pacote dívidas com recurso judicial, desde que haja desistência pelo interessado e seu advogado, exceto aqueles com garantias depositadas em dinheiro, ainda que parciais. O programa não contempla dívidas oriundas de multas de trânsito, alienação de bens imóveis e débitos que estejam garantidos em juízo, por meio de depósito em dinheiro

ADESÃO

A adesão ao PRT pode ser feita de duas formas: on-line, pelo portal da Secretaria de Finanças (www.saobernardo.sp.gov.br/portal-financas), ou presencialmente, em uma unidade do Atende Bem. O Atende Bem oferece seis postos espalhados pela cidade (Poupatempo, Assunção, Alvarenga, Riacho Grande, Rudge Ramos e Taboão) e o atendimento deve ser agendado pelo Guia de Serviços (https://guiadeservicos.saobernardo.sp.gov.br/guia-de-servicos/home) ou pelo APP SBC Na Palma da Mão.