VOLTAR
  • Variedades

Estilista vem à São Paulo para o segundo desfile da marca homônima na SPFW

Morando em Madrid, estilista vem à São Paulo para o segundo desfile da marca homônima na principal semana de moda da América Latina

  • Estilista vem à São Paulo para o segundo desfile da marca homônima na SPFW.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 07/11/2023
  • Compartilhar:

Morando em Madrid, estilista vem à São Paulo para o segundo desfile da marca homônima na principal semana de moda da América Latina

Rafael Caetano

Estilista vem à São Paulo para o segundo desfile da marca homônima na SPFW. Foto: Divulgação

O estilista Rafael Caetano apresenta a coleção Verão 24 nas passarelas da SPFW no dia 9 de novembro, às 18h30, no Komplexo Tempo, no bairro da Mooca, um dos espaços destinados ao evento na capital paulista.

Para este trabalho, o segundo desfile da marca para a mais importante semana da moda nacional, a coleção recebeu o nome de Coração Selvagem, inspirado no álbum de mesmo nome do cantor Belchior, lançado em 1976.

Antonio Carlos Belchior Fontenelle Fernandes, o Belchior, nasceu em Sobral, no Ceará e morreu em abril de 2017, aos 70 anos, em Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul. Ele é considerado um dos maiores compositores e intérpretes da música brasileira, com diversos sucessos e obras que embalaram gerações e fazem sucesso até hoje.

“Tudo começou com uma ilustração que ganhei de presente do ilustrador Rafael Garcia, que costumava desenhar vários personagens famosos. Fui surpreendido pelo artista em relação ao trabalho do Belchior que eu ainda não conhecia, mas já ouvia falar desde criança pela minha avó, que sempre costumava dizer que meu avô, já falecido, era a cara dele por conta do cabelo e bigode”, explica o estilista.

Caetano conta que, mesmo depois de ganhar a ilustração, ainda conhecia pouco sobre o trabalho de Belchior, mas foi durante o processo de uma pesquisa de coleção, com outro tema em mente, que teve a oportunidade de se aprofundar. “Eu tinha pensado em falar sobre a história de vida de Cassandro, um competidor mexicano, de luta livre, que rompeu as barreiras da heteronormatividade e de gênero, por conta da sua forma de vestir e seu comportamento. No cinema, Gael Garcia Bernal, um dos atores que mais aprecio o trabalho, atuou em “La Mala Educación”, de Pedro Almodóvar. Este foi o primeiro filme que assisti do diretor, que também me encantou e me deu várias ideias para criar. Há pouco tempo assisti Cassandro, coincidentemente, também interpretado pelo Bernal, que me fez continuar encantado com a história do lutador. Mas, agora, que estou vivendo em Madrid, decidi falar de um personagem brasileiro”.

Durante o processo de pesquisa para a coleção atual, Caetano recebeu de um amigo a obra de Belchior. “Foi no aplicativo de mensagens e quando abri a primeira música, que também dá nome ao álbum, me tocou profundamente. Os acordes iniciais eram feitos no saxofone, inclusive, um instrumento que eu também toco. Quando ouvi o trecho: `Meu bem, o meu lugar é onde você quer que ele seja. Não quero o que a cabeça pensa, eu quero o que a alma deseja. Arco-íris, anjo rebelde, eu quero o corpo. Tenho pressa de viver` – fiquei impactado”.

O estilista explica que pela primeira vez conseguiu traduzir um texto, sem muitas referências visuais, em uma coleção. “No caso, a letra da música inspirou este trabalho e me ajudou a contextualizar as minhas ideias. Ao longo do processo, fiquei escutando a canção pelo menos duas vezes ao dia e relia a letra constantemente”.

Assim como no álbum, Caetano conta que a silhueta das peças foram pensadas na década de 70, e que isso é possível perceber nas calças justas e levemente abertas na barra e também no formato das robes du soir, muito utilizados pelos homens daquela época. “Temos a estampa de gravataria que aparece em um bloco de peças, as listras se somam aos quadriculados que sempre são trabalhadas nas coleções da marca, e dessa vez, surgem nas cores musgo, oliva, pêssego, aveia, areia, cáqui, preto & off-white. As estampas são todas gráficas”.

A coleção tem como objetivo unir o streetwear com a alfaiataria para criar uma coleção contemporânea, com grande parte dos tecidos das famílias compostas de crepes, suedes, tweeds, cetins, sarjas e bases de tricoline e cambraia de algodão. As harmonias são todas formadas pela base da tecelagem Kalimo Next Door, que é apoiadora oficial da marca e metais da Eberle.

SOBRE O ESTILISTA RAFAEL CAETANO

Atualmente, Rafael Caetano vive em Madrid para cursar o mestrado em “Estudios LGBTIQ+”, o primeiro do gênero no mundo, na Universidade Complutense de Madrid, dentro da Faculdade de Serviço Social, onde conseguiu uma vaga na instituição pública, após apresentação do seu projeto. Os estudos de gênero sempre foram recorrentes em seu trabalho e, por muitos anos, aparentes em suas coleções.

Agora, o jovem criador busca embasamentos teóricos através da pesquisa investigativa, onde estuda disciplinas como: Identidades Trans, Fundamentos Téoricos LGBTS, Historia Queer, Diversidades Sexogenéricas nos Âmbitos Familiares, Educacionais e Familiares e Diversidade Cultural.

Caetano acredita que seus estudos e linhas de pesquisa sempre estarão conectados com a atribuição do gênero ao longo da história da indumentária, e que irão colaborar tanto para a marca quanto para o seu trabalho como docente.

Além de estilista, Caetano é professor de moda no Senac Lapa Faustolo, no Centro Universitário Belas Artes, na En Moda, participa como coordenador de oficinas culturais no Sesc 24 de Maio e é consultor e facilitador no Sebrae e no Instituto Rio Moda.

SERVIÇO:

EVENTO: Desfile Rafael Caetano – São Paulo Fashion Week (SPFW N56 )

DATA: 09/11/2023

 HORA: 18h30

LOCAL: Komplexo Tempo – Av. Henry Ford, 511 – Parque da Mooca – São Paulo/SP – Cep: 03109-001