VOLTAR
  • Cidades

São Bernardo é a 1ª cidade visitada por Rodrigo Garcia como governador

Tucano vistoriou Hospital de Clínicas para conhecer estrutura do equipamento, que passa por estudo para ser estadualizado

  • São Bernardo, governada por Orlando Morando, foi a 1ª cidade visitada por Rodrigo Garcia como governador.
    Foto: Divulgação/PSBC
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 01/04/2022
  • Compartilhar:

Tucano vistoriou Hospital de Clínicas para conhecer estrutura do equipamento, que passa por estudo para ser estadualizado

governador Rodrigo Garcia ao lado de Orlando Morando

São Bernardo, governada por Orlando Morando, é a 1ª cidade visitada por Rodrigo Garcia como governador. Foto: Divulgação/PSBC

Empossado na manhã desta sexta-feira (01/04), o governador Rodrigo Garcia cumpriu hoje, em São Bernardo, sua primeira agenda pública na região do Grande ABC, ao lado do prefeito Orlando Morando e da deputada estadual Carla Morando. O tucano vistoriou o Hospital de Clínicas (HC) para conhecer estrutura do equipamento de saúde, no bairro dos Alvarenga, que passa por estudo para ser estadualizado. Na prática, o HC já atua como hospital regional, com cerca de 25% de sua demanda composta por pacientes de outras cidades.

“Neste hospital atendemos a todos, de qualquer município, conforme prevê o SUS. Porém, não dá para continuar pagando essa conta apenas com recursos da Prefeitura. O município não aguenta sozinho. Já temos convênio com o Estado para procedimento de cardiopatias congênitas, com um serviço excepcional, e estamos buscando novas soluções. Por isso, agradeço ao governador por priorizar São Bernardo em sua primeira agenda empossado”, destacou Morando.

Inaugurado em 2013, o Hospital de Clínicas conta com área construída de 32.127,07 metros quadrados, oito pavimentos e dois subsolos, onde estão dispostos 266 leitos e 13 salas de cirurgia. No local, são ofertados atendimentos de urgência, ambulatoriais e produção cirúrgica em diversas especialidades. Em 2019, o equipamento se tornou o primeiro hospital municipal do Brasil a receber a certificação internacional Qmentum, em reconhecimento aos serviços prestados aos pacientes.

“A discussão aqui no HC está, nesse momento, sendo feita pela secretaria da saúde, olhando a importância regional do hospital e também os demais equipamentos que temos aqui na região. O hospital já é referência na cirurgia pediátrica. Vamos identificar novos serviços e avaliar com muita profundidade a possibilidade de fazer uma estadualização fatiada ao longo do tempo, para que a gente comece, neste ano, com investimentos para que esse seja um grande equipamento estadual”, destacou Garcia.

De acordo com o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, o HC funciona atualmente com 100% de sua capacidade de atendimento em quase todas as especialidades ambulatoriais e cirúrgicas. Com a estadualização, sua produtividade e serviços serão ainda mais ampliados. “Já somos na prática um hospital estadual. Atendemos pacientes de outras cidades tanto na urgência e emergência, no tratamento ambulatorial e em procedimentos cirúrgicos”, defendeu.