14 de junho de 2021

São Bernardo contempla 536 artistas por meio da Lei Aldir Blanc

Mais visitadas

Ao todo, foram R$ 4,9 milhões para auxílio ao setor cultural do município

 

São Bernardo, município administrado por Orlando Morando, contempla 536 artistas por meio da Lei Aldir Blanc. Foto: Divulgação/PSBC-Omar Matsumoto

 

A cidade de São Bernardo contemplou 536 profissionais do setor cultural, por meio dos 19 editais lançados para atendimento à Lei Aldir Blanc (Lei Federal 14.017/2020). Mais cinco espaços culturais também foram atendidos por meio de edital de subsídio. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Juventude, não apenas atuou na aplicabilidade da Lei, mas também no mapeamento e incentivo à adesão dos artistas aos 20 editais lançados. Ao todo, a cidade recebeu R$ 4,9 milhões do Governo Federal para auxílio ao setor cultural da cidade.

“A pandemia de coronavírus afetou as atividades culturais do País e, consequentemente, a vida dos profissionais do setor cultural, já que as aglomerações foram vetadas pelos protocolos sanitários vigentes. A Lei Aldir Blanc trouxe valorização e reconhecimento aos trabalhadores envolvidos com o fomento da cultura. E a Prefeitura de São Bernardo teve uma das melhores execuções do País no cumprimento dos termos normativos da Lei Aldir Blanc atingindo esse público-alvo na cidade”, afirmou o prefeito Orlando Morando, em visita à Pinacoteca Municipal, onde prestigiou uma das obras contempladas pela Lei, de autoria da ceramista Cibele Nakamura, de 61 anos.

Moradora há 36 anos no bairro Rudge Ramos, a artista enfatizou a importância do auxílio emergencial cultural. “Os trabalhadores da cultura estavam em uma situação muito difícil, sem a possibilidade de gerar renda em função da paralisação das atividades culturais. A Lei Aldir Blanc trouxe alento. Mas também tenho de agradecer aos profissionais da Secretaria de Cultura e Juventude pelo empenho, já que houve cidades que não tiveram a competência de alcançar os artistas do município”, disse.

Renomada ceramista, com obras expostas no Brasil e na Europa, Cibele participou do edital de Projetos Inéditos Culturais em Artes Visuais, que teve 68 inscritos e 33 obras contempladas. Entre elas, a obra “Folha”, que utiliza modelagem manual em placas de argila. A expectativa é que as obras beneficiadas pelos editais ganhem uma mostra na Pinacoteca de São Bernardo, assim que houver a liberação das autoridades sanitárias.

Além deste edital, foram lançados outros 18 documentos: Cultura em Casa, Histórico de Realização (Música, Dança e Teatro), Mostra de Artes (Pé na Rua, Fotografia – colorida e monocromática -, e Artesanato), Formação artística em diversas linguagens em vídeo, Formação Arte educadores e Circo, Projetos Artísticos Culturais (Contação de História), Projetos Inéditos Culturais (Curta Metragem, Linguagens Livres, Artes Urbanas e Publicações), Culturas Identitárias, Histórico de Realização de Territórios Culturais Descentralizados, Projetos Artísticos Culturais (Memória e Patrimônio em Ação).  No total, foram 1.025 inscrições.

MAPEAMENTO – A Secretaria de Cultura e Juventude realizou a busca ativa dos 1.770 artistas e espaços culturais por meio de mapeamento. O secretário de Cultura e Juventude, Adalberto Guazzelli, destacou o trabalho feito pela Pasta. “O mapeamento já vinha sendo feito e se intensificou em função da Lei. Isso será fundamental para potencializar várias linguagens culturais e permitirá um diagnóstico para realizar ações futuras”, disse.

Para o atendimento da Lei Federal, foram realizados fóruns abertos on-line e reuniões com o Conselho Municipal de Cultura. O plano de ação foi aprovado pelo Ministério do Turismo, no qual está ligada à Secretaria Especial de Cultura. O documento foi uma construção coletiva junto ao Conselho Municipal de Cultura e sugestões de artistas da sociedade civil. Posteriormente, com o lançamento dos editais, a Pasta realizou plantões descentralizados para o auxílio nas inscrições e entrega de documentos na segunda etapa, disponibilizando o uso de computador e internet nas escolas municipais.

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações