VOLTAR
  • Economia

Arteb anuncia demissão de 200 funcionários em São Bernardo

Sindicato cobra direitos e ações para garantir futuro da planta no ABCD; produção segue parada 

  • Sindicato cobra direitos e ações para garantir futuro da planta no ABCD; produção segue parada.
    Foto: Divulgação/SMABC 
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 27/01/2021
  • Compartilhar:

Sindicato cobra direitos e ações para garantir futuro da planta no ABCD; produção segue parada 

 

Sindicato cobra direitos e ações para garantir futuro da planta no ABCD; produção segue parada. Foto: Divulgação/SMABC

 

 

Em assembleia realizada na manhã desta quarta-feira (27/01), os trabalhadores decidiram manter a produção parada na Arteb, empresa de autopeças em São Bernardo. A mobilização teve início nesta terça-feira (26/01) devido ao anúncio de demissões na fábrica.

A empresa comunicou ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC que serão 200 demissões, mas não apresentou uma lista oficial. A informação, além de mais detalhes sobre o início das negociações, foi transmitida aos trabalhada durante a assembleia desta manhã.

O secretário-geral, Moisés Selerges, explicou que o Sindicato cobra ações que garantam transparência e assegurem uma forma justa de pagamento aos que foram desligados. “Discutimos também o futuro dessa planta, em recuperação judicial, e a produção. A empresa disse tem um contrato com a Fiat para o segundo semestre, a partir de setembro, o que traria um gás para a empresa continuar produzindo”, acrescentou.

“A orientação é continuar com a produção parada. Aqueles que foram demitidos precisam participar das assembleias. Estamos buscando uma saída e uma situação menos traumática possível”, completou.

A Arteb emprega atualmente cerca de 800 trabalhadores e está em recuperação judicial desde 2016. Haverá nova assembleia com os trabalhadores nesta  quinta (28/01), às 14 horas, em frente à fábrica.