VOLTAR
  • Cidades

São Bernardo atinge 95% de cobertura vacinal em bebês de até um ano

Meta nacional foi alcançada com as ações implementadas para as comemorações dos 50 anos do Plano Nacional de Imunização (PNI)

  • São Bernardo atinge 95% de cobertura vacinal em bebês de até um ano.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 14/09/2023
  • Compartilhar:

Meta nacional foi alcançada com as ações implementadas para as comemorações dos 50 anos do Plano Nacional de Imunização (PNI)

comemorações dos 50 anos do Plano Nacional de Imunização (PNI)

São Bernardo atinge 95% de cobertura vacinal em bebês de até um ano. Foto: Divulgação

A Prefeitura de São Bernardo atingiu, nos meses de julho e agosto, 95% de cobertura vacinal nas doses de rotina em bebês de até um ano. A meta preconizada pelo Ministério da Saúde foi alcançada com as ações implementadas para as comemorações dos 50 anos do Plano Nacional de Imunização (PNI), a ser celebrado no próximo dia 18 de setembro.

A apresentação do plano de trabalho que fez com que o município atingisse a taxa, bem acima da média nacional (60%), foi realizada no teatro Elis Regina, com a presença do prefeito Orlando Morando, do secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, do diretor do PNI, Dr. Eder Gatti Fernandes, e das diretoras de Atenção Básica, Sandra Passos, e de Proteção à Saúde e Vigilâncias, Dra. Helaine Balieiro.

De acordo com o chefe do Executivo, a marca deve ser comemorada, com o desafio de não deixar a cobertura cair. “Acredito que a lição de casa para a comemorações do PNI seja fazer com que o Brasil volte a ser o País da vacina, do povo que tem orgulho de se imunizar. Aqui em São Bernardo, vamos buscar os 5% que ainda não estão vacinados nesta faixa etária e trabalhar para aumentar as coberturas vacinas nas demais idades”, ressaltou Morando.

Dr. Geraldo Reple reforçou que, como médico, ainda fica abalado quando recebe a notícia de um óbito por uma doença imunoprevenível. “A vacina ainda é o método mais seguro e de menor custo para a prevenção de qualquer enfermidade. A pandemia deixou isso ainda mais claro, quando tivemos muitas pessoas internadas por muitos dias. Com a vacinação, conseguimos controlar o vírus e diminuir as internações”, complementou.

AÇÕES IMPLEMENTADAS

Entre as ações implantadas na rede para atingir uma cobertura vacinal mais elevada e homogênea está a capacitação de todos os profissionais envolvidos no ciclo de vacinação – com programação, teórica, prática e técnica destas equipes –, a articulação com a secretaria de Educação no enriquecimento de informações para os profissionais, pais e alunos sobre a importância da imunização, a obrigatoriedade da apresentação da carteira de vacinação na matrícula da criança na rede municipal de ensino, a vacinação nas escolas, a busca ativa por munícipes com carteira de vacinação desatualizada, entre outras.

COVID -19

Durante a pandemia de Covid-19, São Bernardo mostrou toda a sua força e aplicou mais de 2,5 milhões de doses da vacina contra a doença. Com eficiência e rapidez, o município foi o primeiro a aplicar as doses em profissionais de saúde na região e a disponibilizar a vacinação em sete postos avançados, além do drive-thru no Paço Municipal.

VACINA EM LIVRE DEMANDA

Atualmente, o imunizante contra a Covid-19 e as demais vacinas são disponibilizadas por livre demanda (sem necessidade de agendamento) nas 34 Unidades Básicas de Saúde (UBS), sendo que 20 delas têm funcionamento das salas de vacinação até às 21h.