VOLTAR
  • Cidades

São Bernardo aplica vacina em idosos de 85 a 89 anos e 2ª dose nos profissionais

Prefeito Orlando Morando acompanhou, nesta quinta-feira (11/02), início da imunização dos grupos; nesta sexta-feira,  indígenas recebem segunda dosagem

  • São Bernardo aplica vacina em idosos de 85 a 89 anos e 2ª dose nos profissionais.
    Foto: Divulgação/PSBC
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 11/02/2021
  • Compartilhar:

Prefeito Orlando Morando acompanhou, nesta quinta-feira (11/02), início da imunização dos grupos; nesta sexta-feira,  indígenas recebem segunda dosagem

 

São Bernardo aplica vacina em idosos de 85 a 89 anos e 2ª dose nos profissionais. Foto: Divulgação/PSBC

 

Com mais de 26 mil dosagens aplicadas, São Bernardo deu início, nesta quinta-feira (11/02), à imunização dos idosos com idade entre 85 e 89 anos e, também, à aplicação da segunda dose do imunizante nos profissionais da Saúde que atuam na linha de frente do combate à doença. Esta etapa de proteção é feita com doses da vacina Coronavac, recebidas na quarta-feira (10/02), pelos governos estadual e federal.

O processo de vacinação da segunda dose aos profissionais da Saúde de São Bernardo, linha de frente, foi iniciado às 8h desta quinta-feira (11/02) pelos equipamentos que estão ativamente trabalhando no acolhimento e tratamento da Covid-19: Hospital Novo Anchieta (HA), Hospital de Urgência (HU), Hospital Municipal Universitário (HMU), Hospital de Clínicas (HC) e Hospital e Pronto Socorro Central (HPSC), além das nove Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Ao todo, 12 mil profissionais serão imunizados nesta segunda etapa, obedecendo escalonamento de horários e grupos. A aplicação das doses é das 8h às 22h.

No HU, a dosagem foi iniciada com a técnica de enfermagem Alice Santana de Souza, 60 anos, que em 19 de janeiro foi a primeira profissional de São Bernardo a receber a vacina. “É uma emoção muito grande, mais um passo importante para vencermos este vírus. Estou muito feliz e determinada para continuar trabalhando e ajudar a todos”, comentou.

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, acompanhou o processo de imunização no complexo hospitalar e enfatizou a prioridade da Administração municipal em prosseguir com a expansão da vacina. “Buscamos o processo ágil e seguro para todos. Conforme as dosagens são viabilizadas, trabalhamos com celeridade na imunização dos grupos prioritários, estabelecidos pelo PNI (Plano Nacional de Imunização). É fundamental seguirmos com este empenho para avançarmos ainda mais contra a pandemia”, pontuou.

 

Prefeito Orlando Morando acompanhou, nesta quinta-feira (11/02), início da imunização dos grupos. Foto: Divulgação

 

IDOSOS DE 85 A 89 ANOS – A vacinação dos idosos de 85 a 89 anos é realizada em domicílio pelas equipes da Atenção Básica municipal. O agendamento está sendo feito via telefone pelos profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) onde o morador possui cadastro. Um dos primeiros idosos desta faixa etária contemplados foi o Francisco Ferreira de Oliveira, que tem 88 anos e é morador da Vila São Pedro há mais de 30. “Estava ansioso para ser vacinado e, agora, estou muito feliz. Espero que todas as pessoas possam tomar essa vacina logo”, comentou.

São Bernardo recebeu, até o momento, cerca de 47,5 mil doses de vacinas, sendo 38,4 mil da CoronaVac e 9,1 mil da Oxford/AstraZeneca desde o início da Campanha Municipal de Imunização. O balanço mais recente mostra que o município já imunizou 26,2 mil pessoas contra a doença. Segundo levantamento estadual, a cidade é a terceira do Estado na aplicação das vacinas, atrás apenas de Campinas (44.238 doses aplicadas) e da Capital paulista (288.004).

2ª DOSAGEM INDÍGENAS – Começa nesta sexta-feira (12/02), a aplicação da segunda dose da vacina na população indígena (população em torno de 150 pessoas) e nos idosos e trabalhadores de instituições de longa permanência (público aproximado de 1.000 pessoas). A Secretaria da Saúde finalizou, nesta quarta-feira (10/02), a vacinação em domicílio dos cerca de 4.000 idosos moradores da cidade com idade a partir de 90 anos.