VOLTAR
  • Variedades

São Bernardo antecipa vacinação em crianças contra Influenza e Sarampo

Novo grupo começa a ser vacinado nesta sexta-feira (29/04); doses são administradas por livre demanda nas 33 UBSs

  • S.Caetano inicia aplicação da vacina contra covid em crianças de 3 a 4 anos.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 29/04/2022
  • Compartilhar:

Novo grupo começa a ser vacinado nesta sexta-feira (29/04); doses são administradas por livre demanda nas 33 UBSs

criança sendo vacinada

São Bernardo antecipa vacinação em crianças contra Influenza e Sarampo. Foto: Divulgação

A Prefeitura de São Bernardo antecipou para esta sexta-feira (29/04) a imunização de crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) contra a Influenza e Sarampo. As doses de ambos os imunizantes serão administradas nas 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS) por livre demanda e podem ser aplicadas no mesmo dia. Além das crianças, profissionais de Saúde também já estão sendo vacinados contra a Influenza e Sarampo. Os idosos com 60 anos ou mais, por sua vez, podem tomar tanto a dose contra a gripe como a quarta dose contra a Covid-19.

Durante a campanha, a expectativa é vacinar 57.739 crianças de 6 meses a menores de 5 anos com as duas doses: Influenza e Sarampo. Para atingir a cobertura vacinal de 95%, estipulada pelo Ministério da Saúde, a vacinação para este público-alvo será disponibilizada também nas escolas municipais, a partir da próxima segunda-feira (02/05).

De acordo com o prefeito Orlando Morando, a vacinação nas escolas será realizada pelas equipes de Saúde de forma segura e eficaz. “Já adotamos esta estratégia, recentemente, na campanha contra a Covid-19 e a adesão dos pais e responsáveis foi ótima. Poupa o deslocamento até a UBS e um aluno encoraja o outro, é um momento de união deles bem bonito de observar”, relatou Morando.

Sobre a campanha da Influenza, fazem parte ainda dos grupos prioritários: indígenas, imunossuprimidos, gestantes e mulheres no pós-parto, professores, pessoas com deficiência e pessoas com comorbidades, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários e população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medida socioeducativa. A expectativa da campanha é vacinar 90% do público-alvo até o dia 3 de junho.

Balanço

No último balanço da campanha, divulgado pela Vigilância Epidemiológica na quarta-feira (27/04), até o momento, 79.427 doses contra a gripe foram aplicadas no município, o que corresponde a uma cobertura vacinal de 26% dos grupos prioritários, composto por 308.430 pessoas. Entre os idosos e os profissionais de Saúde, a cobertura ultrapassa os 50%.

Funcionamento das UBSs

O funcionamento das salas de vacinação varia de acordo com o expediente de cada unidade, sendo que 20 equipamentos atuam com horário estendido, das 7h às 22h (Planalto, Parque São Bernardo, Farina, Ferrazópolis, Nazareth, Vila Marchi, Orquídeas, União, Represa, Vila Rosa, Vila Euclides, Demarchi, Leblon, São Pedro, Silvina, Alves Dias, Ipê, Alvarenga, Batistini, Taboão). Nestes locais, a vacinação acontece das 8h às 21h. As demais unidades funcionam das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, com vacinação das 8h às 18h.