VOLTAR
  • Espaço Pet

São Bernardo amplia tratamento de pet terapia para o Hospital de Urgência

Primeira visita dos cães da ONG Alquimia do Amor ocorreu nesta quarta-feira (23/8), nas alas dos pacientes internados em longa permanência

  • São Bernardo amplia tratamento de pet terapia para o Hospital de Urgência.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 23/08/2023
  • Compartilhar:

Primeira visita dos cães da ONG Alquimia do Amor ocorreu nesta quarta-feira, nas alas dos pacientes internados em longa permanência

Pet Terapia

São Bernardo amplia tratamento de pet terapia para o Hospital de Urgência. Foto: Divulgação

A Prefeitura de São Bernardo ampliou o tratamento humanizado desenvolvido com pet terapia em sua rede hospitalar de saúde. A partir desta quarta-feira (23/08), pacientes do Hospital de Urgência (HU) também receberão, mensalmente, o benefício do convívio com os animais da ONG Alquimia do Amor, que já desenvolve o mesmo trabalho no Hospital Anchieta. A primeira visita foi direcionada aos pacientes internados em leitos de longa permanência.

Os cães Caetano, Major, Pingo e Charles Darwin são treinados e passam por uma assepsia adequada para frequentarem as dependências hospitalares. Já na primeira visita ao Hospital de Urgência foi possível observar os sorrisos por trás das máscaras, a emoção dos olhos cheios de lágrimas e a atmosfera se transformando em um ambiente acolhedor e agradável.

De acordo com o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, o resultado do tratamento com a pet terapia foi tão benéfico que foi possível ampliá-lo a mais um hospital. “É um momento de distração, de alívio de estresse, a pessoa esquece, enquanto está ali interagindo com os animais, que está no ambiente hospitalar, traz um outro foco ao tratamento. Ao mesmo tempo, há promoção do bem estar, da socialização com outros pacientes, com os familiares e até da própria equipe multidisciplinar que faz a assistência destes doentes” relatou.

Dona Ednalva dos Santos ficou emocionada quando viu os animais chegando e, imediatamente, se lembrou de sua cachorrinha Mel, que está em casa sendo cuidada pela família enquanto ela permanece internada no HU. “Amo animais, os cães são muito sociáveis e nos transmitem um amor incondicional. Adorei a visita, foi muito especial”, declarou a paciente.

Aline Santana da Silva está há dez meses sob os cuidados da equipe do hospital e assim que pegou o cachorrinho Pingo no colo fez uma chamada de vídeo com a família. “Estes momentos de distração fazem o dia passar mais rápido, adorei a visita deles”, agradeceu.

SOBRE O HU

Inaugurado em 14 de maio de 2020, o Hospital de Urgência foi o principal equipamento da rede e referência em toda a região do Grande ABC no tratamento contra a Covid-19 durante todo o período da pandemia. Hoje, é um hospital referenciado e conta com 250 leitos hospitalares adultos e pediátricos, com atendimento nas especialidades de Pediatria, Clínica Médica, Ortopedia, Cirurgia Geral, Neurologia, Oftalmologia, Bucomaxilo, Nefrologia, Cirurgia Pediátrica e Psiquiatria. O equipamento atende aos principais problemas de saúde e agravos da população, além de ser a referência municipal para atendimento nas situações de acidentes (politraumatismos) e a referência regional nas situações de picada de escorpião.