
Uma operação conjunta entre a Polícia Civil e órgãos municipais resultou, na manhã da última quinta-feira (29), no resgate de 59 cães que viviam em condições precárias em uma residência no bairro Vila Metalúrgica. A proprietária do imóvel, uma mulher de 62 anos, foi presa em flagrante.
A ação teve início após denúncias sobre a situação dos animais na Rua Alexandria. Agentes da Delegacia de Investigações sobre Meio Ambiente, apoiados por uma equipe do Departamento de Bem-Estar Animal e por um médico veterinário, foram ao local para averiguar a suspeita.
Ao ingressarem no imóvel, as autoridades confirmaram o cenário de negligência. De acordo com o relatório da ocorrência, os 59 cães eram mantidos em um ambiente com totais carências de higiene, o que comprometeu a saúde e o bem-estar dos animais.
Destino dos Animais e Providências Legais
Após a constatação dos maus-tratos, os cães foram imediatamente apreendidos. O grupo foi encaminhado ao Hospital Público Veterinário Municipal, onde passaram por triagem e atendimento clínico especializado.
-
Status atual: Os animais permanecem sob a guarda e responsabilidade da Secretaria de Saúde e do Departamento de Bem-Estar Animal de Santo André.
-
Situação jurídica: A moradora foi detida e o caso oficialmente registrado na Delegacia de Investigações sobre Meio Ambiente da cidade.
A lei brasileira prevê penas de reclusão para crimes de maus-tratos contra cães e gatos, que podem variar de 2 a 5 anos, além de multa e proibição da guarda.
A Prefeitura de Santo André confirmou o fato e emitiu uma nota oficial.
Leia a íntegra
“O Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da Prefeitura de Santo André recebeu a denúncia de um canil clandestino na última quinta-feira (29) na Vila Metalúrgica.
A equipe foi até o local e constatou que havia no local 59 cães da raça shitzus, porém, a tutora negou criação e/ou venda de animais.
Havia fezes espalhadas pela casa, alguns animais não eram castrados, as vacinas estavam vencidas, e alguns animais apresentavam dermatite, otite e secreção nos olhos.
Policiais civis da Delegacia do Meio Ambiente acompanharam a ocorrência. A tutora dos animais foi encaminhada para a delegacia, interrogada e solta em custódia”.
