
A tarde desta quinta-feira (15/01) foi de caos para os moradores do Grande ABC. Um forte temporal, acompanhado de descargas elétricas e ventos intensos, atingiu as sete cidades da região, provocando alagamentos em vias arteriais e quedas de árvores que prejudicam o fluxo de veículos. A Defesa Civil mantém o estado de alerta devido ao risco de granizo e novas pancadas isoladas.
Diadema e São Bernardo
Em Diadema, a situação é crítica em pontos tradicionais de acúmulo de água. As equipes de trânsito já isolaram trechos na região da Churrascaria Boiadeiro (Piraporinha) e na Avenida Casa Grande. Outros focos de alagamento foram reportados no Jardim Ulisses Guimarães e nas Estradas do Alvarenga e Pedreira.
Já em São Bernardo do Campo, motoristas enfrentam dificuldades na Avenida João Firmino, especificamente no trecho sob a Rodovia Anchieta, onde o nível da água subiu rapidamente.
Transtornos em Mauá
A cidade de Mauá registrou incidentes graves no Jardim Zaíra. Uma árvore de grande porte caiu na Avenida Castelo Branco, principal acesso ao bairro, bloqueando parcialmente a via. Além disso, pontos de alagamento dificultam a passagem de veículos leves na mesma região.
Linha do trem afetada
A operação dos trens na Linha 10-Turquesa da CPTM foi interrompida por meia hora na região do ABC Paulista, entre as estações de São Caetano do Sul e Santo André, devido a pontos de alagamento nos trilhos.
Na estação de Utinga, a água tomou conta da via férrea, impedindo a passagem dos trens às 15h50.
Segundo a CPTM, o atendimento voltou ao normal por volta das 16h20.
A Companhia disse que a paralisação do atendimento foi uma medida de segurança, voltando com a passagem dos trens na região quando o nível das águas baixou.
A circulação é normal na Linha 10-Turquesa na tarde desta segunda-feira (15/01). Devido às fortes chuvas que atingiram a região do ABC, foram registrados pontos de alagamento na via, na região da Estação Utinga, por volta das 15h50 da última quinta-feira (15).
Por segurança, a circulação dos trens foi interrompida entre as estações Utinga e Prefeito Saladino, com a circulação sendo feita entre as estações Palmeiras-Barra Funda e São Caetano do Sul – Prefeito Walter Braido, e entre Prefeito Celso Daniel – Santo André e Rio Grande da Serra, entre 15h50 e 16h20.
São Caetano
Prefeitura de São Caetano informa que, devido às chuvas desta quinta-feira (15/1), houve registro de alagamento em quatro pontos da cidade, sendo eles na Avenida Prosperidade com a Rua Felipe Camarão, Avenida Guido Aliberti com a Avenida Lions Clube, Avenida Tietê com a Avenida Lions Clube e Avenida Guido Aliberti com a Estrada das Lágrimas. Houve rápido escoamento da água, com exceção do trecho da Estrada das Lágrimas, que permanece com trânsito prejudicado.
Houve registro de queda de árvores na Rua Conselheiro Lafayette, na Rua São Francisco de Assis, na Rua Romão Belchior Peres e na Rua Serafim Carlos, atendidas pelas equipes do SAESA (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental) e Secretaria de Serviços Urbanos da Prefeitura de São Caetano.
Equipes da Defesa Civil, da Secretaria de Serviços Urbanos, do SAESA, da Guarda Civil Municipal e do Smart Sanca seguem monitorando a cidade e atendendo às solicitações dos moradores.
Eixo Santo André
Internautas e moradores registraram em vídeo a força das águas em outros pontos estratégicos:
-
Santo André: Inundações na Rua José Bonifácio, afetando o acesso aos hospitais Brasil e Mário Covas.
Calmaria em Ribeirão e Rio Grande da Serra
Em contraste, a prefeitura de Ribeirão Pires informou que, apesar do acumulado de 25mm de chuva até o final da tarde, não foram registradas ocorrências graves ou chamados de emergência na cidade, segundo informou a Prefeitura.
Rio Grande da Serra
Diferente de outras cidades, o volume de chuva foi menor em Rio Grande da Serra. A Prefeitura informou que, até o momento, o município não registrou alagamentos, quedas de árvores ou deslizamentos. De acordo com o monitoramento local, foram registrados apenas 6mm de chuva ao meio-dia, totalizando 11mm nas últimas 24 horas.
Orientações de Segurança
As autoridades recomendam que a população evite áreas de várzea e não tente atravessar ruas alagadas, devido ao risco de bueiros abertos e correntezas.
Canais de Emergência:
Defesa Civil: 199
Corpo de Bombeiros: 193
