ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Santo André

GCM de Santo André prende 12º foragido da Justiça com uso de reconhecimento facial

Homem com mandado de prisão por lesão corporal e violência doméstica foi detido na região central da cidade nesta quinta-feira

Gislayne Jacinto
Última atualização: 09/01/2026 12:24
Por Gislayne Jacinto
Publicado 08/01/2026
Compartilhar
GCM de Santo André prende 12º foragido da Justiça com uso de reconhecimento facial
GCM de Santo André prende 12º foragido da Justiça com uso de reconhecimento facial. Foto: Divulgação

Equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Santo André, por meio da Romu (Rondas Ostensivas Municipais), prenderam nesta quinta-feira (8) mais um procurado pela Justiça com auxílio de câmeras de reconhecimento facial. É o 12º indivíduo detido desde que a tecnologia começou a funcionar, no ano passado.

O homem de 41 anos, com mandado de prisão em aberto, foi identificado pelo COI (Centro de Operações Integradas) quando andava nas proximidades da Casa da Palavra Mário Quintana, na região da Praça do Carmo. O indivíduo possui mandado de prisão desde julho de 2025 por lesão corporal e violência doméstica.

Assim que o homem foi identificado, equipes da GCM foram então acionadas e direcionadas para a região central da cidade, onde a prisão foi efetuada.

“Santo André deixou claro que não será refém da criminalidade. Estamos usando inteligência, tecnologia e integração entre as forças de segurança para identificar, localizar e retirar das ruas quem insiste em desrespeitar a lei. Aqui, bandido não encontra espaço. Cada prisão realizada com apoio do reconhecimento facial mostra que estamos no caminho certo: proteger a população, agir com rigor e garantir que a cidade seja cada vez mais segura para quem trabalha e vive corretamente”, afirma o prefeito Gilvan Ferreira.

Desde 2025, o uso de tecnologia e a atuação integrada entre GCM, Polícia Militar e Polícia Civil resultou nas prisões diretas de 12 procurados pela Justiça via reconhecimento facial. Além disso, foram efetuadas 25 prisões indiretas, as quais ocorrem por meio de investigação, identificação de placa veicular, entre outros métodos.

Monitoramento – Atualmente, o sistema de monitoramento de Santo André conta com 837 câmeras em operação, sendo 663 de monitoramento urbano (voltadas à segurança pública, trânsito, Defesa Civil e zeladoria), 164 com tecnologia OCR (para leitura de placas e bloqueio viário) e 10 de reconhecimento facial.

Tags:capturadoforagidoGCMguarda municipalmanchetereconhecimento facialsanto andré

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Em São Bernardo, PM prende trio e recupera motocicleta furtada em condomínio no Jardim Silvina Em São Bernardo, PM prende trio e recupera motocicleta furtada em condomínio no Jardim Silvina
Próximo artigo GCM de São Bernardo atende três ocorrências de violência doméstica no fim de semana GCM de São Bernardo atende três ocorrências de violência doméstica no fim de semana

Últimas notícias ABC Paulista

Seleção Brasileira copa do mundo 2002 cbf
Dupla da Seleção pentacampeã em 2002 compram clube do interior
22/07/2026
Danilo Botafogo Palmeiras
Novela Danilo: Dívida do Botafogo com o Zenit pode pesar na negociação
22/07/2026
são paulo
São Paulo mira pagar transfer ban até o final da semana
22/07/2026
Influenciador escala dutos da Transpetro em Cubatão e vídeo viraliza; empresa alerta para riscos graves
Influenciador escala dutos da Transpetro em Cubatão e vídeo viraliza; empresa alerta para riscos graves
22/07/2026
Corinthians
Novo gramado do Corinthians gera mal-estar com elenco
22/07/2026

Recomendadas

Operação da GCM de Santo André na Chácara da Baronesa prende dois por trafico de drogas
Santo AndréCidades

Operação da GCM de Santo André na Chácara da Baronesa prende dois por trafico de drogas

22/07/2026
São Bernardo intensifica vacinação contra sarampo
São BernardoCidades

São Bernardo intensifica vacinação contra sarampo

22/07/2026
Santo André promove Feirão de Emprego com 350 vagas para construção civil nesta sexta
Santo AndréEconomia

Santo André promove Feirão de Emprego com 350 vagas para construção civil nesta sexta

22/07/2026
Moeda Pet arrecada 4,5 toneladas de garrafas plásticas no primeiro semestre
Santo AndréVariedades

Em Santo André, Moeda Pet arrecada 4,5 toneladas de garrafas plásticas no primeiro semestre

22/07/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?