
Nesta quarta-feira (17), Santo André sediou a Operação Impacto Metropolitano, uma das maiores mobilizações de forças policiais já realizadas no estado de São Paulo. A iniciativa contou com a participação de 2 mil policiais militares e 500 viaturas, além do apoio aéreo do helicóptero Águia.
A operação foi organizada pelo Comando de Policiamento de Área Metropolitano (CPA/M-6), em parceria com a Secretaria de Segurança Cidadã de Santo André. O ponto de concentração aconteceu no pátio da Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André), de onde o efetivo seguiu para os sete municípios do ABC, com foco em ações de prevenção e combate à criminalidade.
Os prefeitos Gilvan Ferreira (Santo André), Jéssica Cormik (São Bernardo), Tite Campanella (São Caetano) e Guto Volpi (Ribeirão Pires) prestigiaram o início da ação.
O prefeito de Santo André, Gilvan Ferreira, destacou a importância da união de esforços para aumentar a sensação de segurança e reduzir os índices criminais. “Essa é a maior operação realizada e reforça o compromisso de Santo André em estar ao lado das forças estaduais no enfrentamento à criminalidade. A gente sabe que segurança é um dos temas mais importantes para a população. Aqui em Santo André bandido não terá vez e a luta será firme contra a criminalidade”, destacou.
Gilvan pontuou ainda que novos equipamentos de segurança serão disponibilizados na cidade nos próximos dias. “Em breve vamos ter um sistema dedicado de reconhecimento facial instalado na sede do Centro de Operações Integradas (COI), que contará com 900 câmeras e essa tecnologia de ponta, aumentando ainda mais a sensação de segurança da população de Santo André”.
O secretário de Segurança Cidadã, Temístocles Telmo, ressaltou que a ação fortalece ainda mais os resultados conquistados nos últimos meses. “Os indicadores criminais em Santo André vêm registrando queda significativa de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública, reflexo de um trabalho constante e articulado. A Operação Impacto Metropolitano amplia esse esforço coletivo e demonstra a força da integração entre município e Estado”, disse o secretário.
A Operação Impacto Metropolitano teve como principal objetivo a intensificação do policiamento ostensivo e preventivo, reforçando a presença das forças de segurança em pontos estratégicos e sensíveis da região, essencialmente nas áreas de divisa e que foram analisadas por meio dos boletins de ocorrência registrados. A ação ostensiva também aconteceu nas demais cidades do ABC.
“Hoje realizamos uma ação policial marcante para a região do ABC e estamos fazendo história com 2 mil policiais. A operação nem havia começado e realizamos a prisão de 17 pessoas, dentro de nosso compromisso que é construir uma cidade de pessoas de bem e para o bem”, finalizou o Coronel Caio Marques de Oliveira, Comandante do Policiamento Metropolitano.
Tranquilidade
A medida expande, em São Bernardo, o trabalho já desenvolvido diariamente pelas forças de segurança. A prefeita Jessica Cormick destacou o impacto positivo da ação para o município. “Essa operação traz mais tranquilidade para os moradores de São Bernardo, reforçando a sensação de segurança em toda a cidade. A presença ostensiva das forças de segurança mostra à população que estamos atentos e preparados para proteger quem vive aqui.”
O comandante da GCM de São Bernardo, Eduardo dos Santos, frisou o significado da integração no enfrentamento à criminalidade. “A participação da GCM em uma operação deste porte reafirma o compromisso de São Bernardo em somar esforços no enfrentamento à criminalidade. Atuamos em conjunto com a PM para intensificar a presença nos corredores viários, áreas comerciais e bairros estratégicos, oferecendo mais segurança à população e contribuindo para a eficácia da ação em toda a região.”
