VOLTAR
  • Cidades

Santo André usa a Janssen para vacinar 200 pessoas em situação de rua

Pessoas desse público, que naturalmente tendem a migrar para outros locais, estão sendo vacinadas com esse imunizante que é em dose única

  • Santo André usa Janssen para vacinar 200 pessoas em situação de rua.
    Foto: Divulgação/PSA-Angelo Baima
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 29/06/2021
  • Compartilhar:

Pessoas desse público, que naturalmente tendem a migrar para outros locais, estão sendo vacinadas com esse imunizante que é em dose única

Santo André usa Janssen para vacinar 200 pessoas em situação de rua. Foto: Divulgação/PSA-Angelo Baima

Nesta terça-feira (29/06) a Prefeitura de Santo André começou a vacinar a população em situação de rua contra Covid-19. Nos próximos 15 dias a equipe do Consultório na Rua vacinará cerca de 200 pessoas com o imunizante da Janssen, que necessita de uma única aplicação. O município segue buscando novas doses de vacina para ampliar a imunização.

“Proteção e cuidado com aqueles que, muitas vezes, não podem se proteger. Levar vacina para toda a nossa gente é prioridade. Por isso, estamos imunizando as pessoas em situação de rua e buscando mais doses para ampliar cada vezes mais os grupos. Chegamos a 60% do público adulto vacinado e seguiremos com gestão e eficiência para superarmos a pandemia”, afirmou o prefeito Paulo Serra.

Erico Jessé, de 34 anos, mora na rua há cerca de 20 anos e foi o primeiro a ser vacinado. “Estou me sentindo imune e feliz. Essa doença mata quase duas mil pessoas por dia e eu estava com medo. Nasci com bronquite asmática e essa doença mexe muito com a respiração. Não dá pra brincar com essa doença não, principalmente para a gente que mora na rua e fica muito exposto”, comentou.

“Naturalmente as pessoas em situação de rua têm tendência a circular, às vezes isso ocorre por questão de segurança e em algumas situações teríamos dificuldade de acessá-los dentro do cronograma das outras vacinas, que pode ocorrer entre 28 dias e três meses. O Consultório na Rua atua em campos de atendimento, focando em grupos onde as pessoas estão concentradas. A vacinação ocorrerá de segunda a sexta, das 8h às 17h”, explicou o encarregado técnico do Consultório na Rua, Antônio Rinaldo Pagni.

Alexandre Alves, de 40 anos, conta que morou na rua a vida toda e mesmo após ter recebido o imunizante vai manter os protocolos sanitários. “Estou me sentindo mais seguro, dá para andar por vários lugares, mas mesmo assim vou continuar andando com máscara e não vou relaxar. Estou muito feliz e grato porque estão vendo a gente como ser humano”, pontuou.

“Há algum tempo as pessoas em condição de rua podem se vacinar nas unidades de saúde, seguindo o Programa Nacional de Imunizações, e hoje abrimos a vacinação para todos, mesmo para os que não conseguem acessar a unidade por algum motivo. Eles vão ter essa oportunidade por estarem em alta vulnerabilidade”, completou Antônio Rinaldo Pagni.

 

A cidade já vacinou mais da metade da população adulta com pelo menos uma dose do imunizante, o que garante ao município um índice de imunização maior do que os alcançados pelo estado e país.