VOLTAR
  • Esporte

Ciclista de São Caetano conquista vaga paralímpica

André Grizante disputará as provas de estrada e pista; critério de convocação levou em consideração ranking mundial de nações durante o período classificatório

  • Ciclista de São Caetano André Grizante vestirá a camisa da seleção brasileira nas paralimpíadas de Tóquio.
    Foto: Divulgação
  • Por: Juliana Finardi
  • Publicado em: 29/06/2021
  • Compartilhar:

André Grizante disputará as provas de estrada e pista; critério de convocação levou em consideração ranking mundial de nações durante o período classificatório

Ciclista de São Caetano André Grizante vestirá a camisa da seleção brasileira nas paralimpíadas de Tóquio. Foto: Divulgação

O ciclista de São Caetano André Grizante vestirá a camisa da seleção brasileira nas paralimpíadas de Tóquio. A CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo) divulgou, na segunda-feira (28/06), os nomes dos atletas que integrarão a equipe e disputarão as provas de estrada e pista.

O coordenador do paraciclismo na CBC, Edilson Rocha “Tituba”, disse que os nomes foram selecionados com base em critérios exigentes. “Fizemos um planejamento a longo prazo e, durante todo o período de classificação, conseguimos excelentes resultados, estando no pódio de praticamente todos os campeonatos mundiais e copas do mundo que fizeram parte deste ciclo. Não tenho dúvidas que estaremos com nossos melhores atletas representando o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Tóquio.”

O critério de convocação levou em consideração o ranking mundial de nações durante o período de classificação. Desta forma, os atletas que mais somaram pontos dentro deste período foram automaticamente convocados, tendo também que passar por outros critérios de seleção, como não estarem envolvidos em processos ou notificações de doping, não ter problemas disciplinares, estar de acordo com o Código de Ética da CBC, entre outros.

Já para definir as cotas de participação de cada país, a União Ciclística Internacional utilizou um calendário específico de competições acumuladas durante os anos de 2018, 2019 e 2020, que posteriormente foi estendido até 2021 devido ao agravamento da situação da pandemia mundial do novo coronavírus.

História
Durante muitos anos, André Grizante figurou entre os melhores ciclistas do Brasil. Vencedor da primeira edição da Copa América de Ciclismo, representou as principais equipes de elite do país e reuniu títulos importantes no currículo. Aposentado desde 2011, acabou se envolvendo em um grave acidente de moto em 2013, que o obrigou a se afastar de vez do esporte.

Com uma lesão na perna esquerda, Grizante chegou a pensar que, mesmo por hobby, jamais voltaria a pedalar. Mas o sacrifício em busca da recuperação foi mais uma grande prova a ser vencida na vida do atleta e, com o apoio da família e dos amigos, conseguiu se recuperar decidindo retornar às competições em 2017, encarando um novo desafio participando do Paraciclismo.