VOLTAR
  • Cidades

Santo André, S.Bernardo e Diadema vetam festividades do Carnaval 2022

Decisão leva em conta o risco de transmissão do coronavírus em meio ao surgimento de uma nova variante

  • Últimas festividades de carnaval em Santo André foram em 2020.
    Foto: Divulgação/PSA-Alex Cavanha
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 02/12/2021
  • Compartilhar:

Decisão leva em conta o risco de transmissão do coronavírus em meio ao surgimento de uma nova variante

carnaval de blocos em santo andré

Últimas festividades de carnaval em Santo André foram em 2020. Foto: Divulgação/PSA-Alex Cavanha

As Prefeituras de Santo André, São Bernardo e Diadema informaram que não permitirão a realização de Carnaval de rua em 2022. A decisão leva em conta o risco de transmissão do coronavírus em meio ao surgimento de uma nova variante que pode resultar em aumento no número de casos no país. São Caetano e Ribeirão Pires também já anunciaram que não terão a festa.

“Ressaltamos, no entanto, que essa decisão precisa ser debatida regionalmente e adotada de maneira uniforme, porque as pessoas podem sair de uma cidade e ir para o Carnaval em outro município. Por esse motivo, a decisão será oficializada na semana que vem, após reunião entre os prefeitos no Consórcio Intermunicipal Grande ABC”, informou a administração por meio de nota oficial.

São Bernardo

A Prefeitura de São Bernardo informou que o Carnaval estará proibido na cidade em 2022. A Prefeitura não repassa, desde 2017, recursos à organização das escolas de samba, como parte do plano de austeridade econômica. Em 2022 também não será autorizada a realização de Carnaval por parte de blocos independentes. A medida será regulamentada em decreto nesta sexta-feira (3/12). O Festival de Verão, tradicionalmente realizado em janeiro, também foi cancelado.

Diadema

A Prefeitura de Diadema também informou que não realizará as festividades do Carnaval de 2022, no município. A medida foi confirmada, nesta manhã (02/12), por uma deliberação do Comitê Intersecretarial de Acompanhamento das Ações para Combate à Covid-19 de Diadema frente à pandemia pelo coronavírus e a chegada da variante ômicron no país.

Outras medidas

O uso da máscara é uma das maneiras mais eficazes para completar a prevenção contra a covid-19. Assim, o município mantém da obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes abertos e fechados até o fim deste ano. No momento está em vigor o decreto

O município também segue fazendo o monitoramento diário dos casos referentes à transmissão do coronavírus na cidade para adotar todas as medidas que se façam necessárias, a depender do cenário epidemiológico apresentado. Além disso, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) está reforçando a identificação na triagem dos serviços de saúde para identificar sintomáticos respiratórios que venham de outro país.