VOLTAR
  • Cultura e Lazer

Santo André reúne público surdo para sessão do Planetário em Libras

Atividade realizada na Sabina é inédita no país; planetarista Simone Bispo conduziu a exibição

  • Participantes tiveram contato com estrelas e constelações visíveis e também com objetos de céu profundo, como galáxias e nebulosas, além da Via Láctea.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 25/09/2022
  • Compartilhar:

Atividade realizada na Sabina é inédita no país; planetarista Simone Bispo conduziu a exibição

sessão do Planetário em Libras

Santo André reúne público surdo para sessão do Planetário em Libras. Foto: Divulgação/PSA-Alex Cavanha

Em uma ação inédita no país, a Sabina Escola Parque do Conhecimento realizou neste sábado (24/09) a primeira sessão do Planetário e Cinedome de Santo André Johannes Kepler em Libras (Língua Brasileira de Sinais), intitulada “O Céu Andreense ao Toque dos Dedos”, narrada pela planetarista surda Simone Bispo. O equipamento, adaptado por conta da exibição especial, recebeu casa cheia, entre idosos, adultos e crianças, surdos ou não.

Os participantes tiveram contato com estrelas e constelações visíveis e também com objetos de céu profundo, como galáxias e nebulosas, além da Via Láctea. O encontro tem como objetivo ofertar um espaço acessível em Libras e também contribuir com o processo de letramento científico dessa comunidade. Ao final da apresentação era visível a emoção dos surdos em poder participar de um evento desta proporção.

“Santo André se torna a cada dia uma cidade mais inclusiva, em todas as áreas. Desde o inicio da gestão é obrigação de cada pasta dar acesso e inclusão às pessoas com algum tipo de deficiência, tanto é que temos uma secretaria especialmente para este público. Vamos seguir inovando e buscando ferramentas e oportunidades para que todos tenham esse sentido de pertencimento”, enfatiza o prefeito Paulo Serra.

Agora, a sessão ficará disponível para a comunidade surda e demais interessados sempre no último domingo de cada mês e será divulgada por meio das redes sociais da Sabina.

Setembro é marcado por diversos eventos da comunidade surda, voltados para a conscientização sobre a acessibilidade e a comemoração de conquistas obtidas ao longo dos anos. O mês tem datas importantes para essa comunidade, sejam elas lembranças, celebrações ou conquistas, como o Dia Internacional da Língua de Sinais (23), o Dia Nacional do Surdo (26) e o Dia do Tradutor e Intérprete de Libras (30).

atividade no Planetário de Santo André

Participantes tiveram contato com estrelas e constelações visíveis e também com objetos de céu profundo, como galáxias e nebulosas, além da Via Láctea. Foto: Divulgação