VOLTAR
  • Espaço Pet

Santo André retoma feira de adoção de animais e oito são adotados

Feira foi no Atrium Shopping; Parque Central também recebeu mais uma edição do Moeda Pet, a oitava deste ano

  • Santo André retoma feira de adoção de animais e oito são adotados.
    Foto: Divulgação/PSA
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 23/10/2021
  • Compartilhar:

Feira foi no Atrium Shopping; Parque Central também recebeu mais uma edição do Moeda Pet, a oitava deste ano

adoção de animais em feira de santo andré

Santo André retoma feira de adoção de animais e oito são adotados. Foto: Divulgação/PSA

Duas iniciativas da causa animal foram realizadas neste sábado (23/10) em Santo André. O Atrium Shopping recebeu a volta da tradicional feira de adoção de animais “Eu amo, eu adoto”, iniciativa que estava suspensa desde o início da pandemia. Durante esse período, por questão de segurança os interessados em adotar tinham a possibilidade de conhecer os animais disponíveis para adoção no site ou pessoalmente na Gerência de Controle de Zoonoses.

O metalúrgico Sérgio Souza, de 31 anos, ficou sabendo da feira pelas redes sociais e se animou para aumentar a família. “Meu filho sempre me pediu um cachorro, minha esposa ficou sabendo pelo Facebook e nós vamos fazer essa surpresa para ele”, comentou.

A iniciativa garantiu que 11 dos 28 animais disponíveis para adoção ganhassem uma família neste sábado.

Moeda Pet

Em paralelo à feira de adoção, o Parque Central recebeu neste sábado mais uma edição do Moeda Pet, a oitava deste ano. O programa, que troca um quilo de garrafas PET por um quilo de ração para cães ou gatos, foi realizado em sistema drive-thru e arrecadou ao todo 6.440 garrafas, além de distribuir 322 quilos de ração.

“O Moeda Pet, além de demonstrar na prática os benefícios da reciclagem, é uma forma de auxiliar uma importante causa que é a causa animal. Fico muito feliz em acompanhar a evolução deste projeto e a aprovação da população que está cada dia mais consciente e engajada com as questões ambientais”, afirmou a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ana Carolina Barreto Serra.

Cada quilo de garrafas plásticas equivale a 20 garrafas de dois litros ou 26 de um litro. O material é trocado por um quilo de ração. Quem participa pode levar até três quilos por CPF presencial de ração para casa ou pode fazer a doação no local, para que seja destinada às ONGs cadastradas.

O material reciclável arrecadado com o Moeda Pet é remetido para as cooperativas localizadas no Aterro Municipal de Santo André e vendido, beneficiando as famílias cooperadas, promovendo a reciclagem, geração de renda e ganho ambiental e social.

O programa é uma ação do Fundo Social de Solidariedade de Santo André, com apoio do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente, e conta com a parceria da farmácia de manipulação veterinária Farma Bichos e do Dr. Vet Hospital Veterinário. A iniciativa também tem o apoio do Departamento de Vigilância à Saúde e do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André).

Moradora do Parque Jaçatuba, Gisele Simone Banzi, de 51 anos, não perde uma edição do Moeda Pet. “Ajudamos mais de 500 animais e o Moeda Pet é muito importante pra nós. Recolhemos as garrafas e depois a gente vem aqui com carreata para entregar. Revertemos em ração para os que precisam. Dessa vez conseguimos somar 58 kg de garrafas, somando todos os carros que virão. O programa é fantástico, nos ajuda demais, sempre apoiamos e divulgamos essa ação da Prefeitura. Temos muita gratidão por essa equipe porque estamos todos lutando pela mesma causa”, comentou a assistente administrativo.

Somente no ano passado, o programa distribuiu três toneladas de ração e arrecadou cerca de 73 mil garrafas. Em 2021, até o momento, foram entregues mais de duas toneladas de ração. Neste sábado houve a participação de 120 pessoas e a coleta de 6.440 de garrafas PET.