VOLTAR
  • Cidades

Santo André registra 122 casos de Covid em 53 escolas da cidade

Estão infectados 40 professores, 52 funcionários e 30 alunos; Sindserv defende uso obrigatório de máscaras nas unidades de ensino

  • Sindserv informou que Creche Evangelina Luppi tem casos de Covid.
    Foto: Reprodução/Google
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 08/06/2022
  • Compartilhar:

Estão infectados 40 professores, 52 funcionários e 30 alunos; Sindserv defende uso obrigatório de máscaras nas unidades de ensino

Creche Evangelina Luppi

Sindserv informou que Creche Evangelina Luppi tem casos de Covid. Foto: Reprodução/Google

Um levantamento da Secretaria de Educação de Santo André, no período de 3 a 7 de junho de 2022, registrou 122 casos confirmados de Covid-19 entre professores, funcionários e alunos, em 53 unidades escolares. Desses, 40 são professores, 52 funcionários e 30 alunos.

“Destacamos que em nenhum momento houve suspensão de aulas na rede municipal. Informamos ainda que, seguindo os procedimentos estabelecidos pela Secretaria de Saúde, cada escola notifica a Unidade Básica de Saúde de referência sobre os casos confirmados de Covid-19 entre alunos e profissionais. A Secretaria de Educação notifica a Vigilância Epidemiológica dos casos confirmados de Covid-19 e segue todas as orientações dos técnicos de saúde”, afirmou a prefeitura por meio de nota enviada ao ABCD Jornal.

O Sindserv de Santo André informou nesta terça-feira (08/06) que divulgará Boletim diário de casos de Covid-19 nas unidades escolares.

“Na Creche Angela já são 11 casos nos últimos 14 dias e na Creche Evangelina Luppi temos dois casos na mesma sala de aula e apenas a profissional e a criança foram afastadas”, disse a diretora do Sindserv Santo André, a professora e mestra em Educação Física, Mirvane Dias.

Pelo levantamento preliminar do Sindserv foram 79 casos informados pelos servidores de 3 a 7 de junho pelo canal do disque denúncia do Sindicato: WhatsApp (11) 4433-1870.

O sindicato defende que seja obrigatório o uso de máscaras nas escolas. “O Sindserv Santo André divulgou comunicado para todos os servidores da ativa e aposentados para que redobrem os cuidados de prevenção ao coronavírus, usando máscaras nos espaços públicos, fechados e nos locais de trabalho Nas unidades escolares de Santo André foi recomendado o uso da máscara, no entanto, diante do aumento de casos nas escolas e na região do Grande ABC, a maioria dos servidores da Educação sugeriu que o uso fosse obrigatório”, informou o Sindserv.

A entidade sindical comunicou que encaminhará ofícios para as Secretarias de Saúde e Educação para que repensem a flexibilização quanto ao uso de máscaras nas escolas, para que passe a ser obrigatória, atendendo solicitação dos trabalhadores da Educação. “Também pediremos à Secretaria de Educação que repense os eventos culturais programados para o dia 25 de junho nas unidades escolares, que envolverão aglomeração de pessoas”, disse a dirigente.

Uso de máscaras

A Prefeitura informou que Santo André orienta o uso de máscaras nas escolas e também para aqueles que apresentem sintomas gripais. Além disso, a administração afirmou que recomenda a utilização de máscara em todos os ambientes fechados, não somente em unidades escolares.

“Ao apresentaram sintomas gripais ou testarem positivo para Covid-19, é importante que tanto alunos quanto profissionais passem por avaliação médica e sigam as recomendações deste profissional. Santo André jamais trabalhou com a obrigação ou coibição, mas com a conscientização. Despertamos o senso comum de responsabilidade, auto-cuidado e preocupação com o próximo. É isso que nos faz referência em cuidar de pessoas, mesmo nos períodos mais críticos”, afirmou.

Outra informação do governo é que o município tem distribuído máscaras produzidas pelo programa Costurando com Amor para os alunos da rede municipal. As máscaras estão sendo entregues em todas as unidades da rede municipal de ensino de Santo André ao longo dos próximos dias.

Programa Costurando com Amor

A iniciativa, que teve início em 2020, já produziu quase 1,5 milhão de máscaras para famílias e gerou renda para 2,3 mil profissionais na cidade.

“O programa uniu a necessidade de proteção da população mais vulnerável com geração de renda para pessoas que se viram afetadas em seus rendimentos pela pandemia e foi uma saída que se mostrou de sucesso, em parceria entre o Núcleo de Inovação Social e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Santo André. Costureiras e costureiros do município que se cadastraram retiram os kits com materiais e ganham R$ 2 por máscara produzida. Cada participante recebe um conjunto de tecido, linha e elástico, suficientes para a produção de 600 máscaras”, concluiu a Prefeitura.