Semana do Meio Ambiente de S.Bernardo destaca responsabilidade socioambiental

Mais visitadas

Evento realizado na Pinacoteca tratou de tema estratégico no cenário corporativo, envolvendo aspectos ambientais, sociais e de governança

evento sobre meio ambiente
Semana do Meio Ambiente de S.Bernardo destaca conceitos de responsabilidade socioambiental. Foto: Divulgação/PSBC

A discussão do conceito ESG no ambiente corporativo entrou na programação da Semana do Meio Ambiente promovida pela Prefeitura de São Bernardo. Em evento realizado na Pinacoteca municipal, bairro Jardim do Mar, a agenda especial envolveu oficina sobre a importância de inserir o tema ambiental, social e governança – na tradução da sigla, em inglês – nas plataformas internas, três aspectos que formam os pilares estratégicos que tem encampado sucesso hoje em diversas empresas.

Com palestra de especialistas na área, a ação, desenvolvida pela Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal, tratou em relação à viabilidade em se investir atualmente no tema ESG. O termo define operações de empresas socialmente responsáveis, sustentáveis e que buscam eficiência em sua atuação, servindo para demonstrar até que ponto um empreendedor de negócios utiliza meios para minimizar impactos no meio ambiente, se importa com a sociedade e se aplica boas práticas administrativas.

“Determinadas práticas ambientalmente sustentáveis e ecologicamente responsáveis otimizam os serviços, e devem ser perseguidas. Ao mesmo tempo, existem medidas que apenas reverberam procedimentos equivocados. Pequenas iniciativas podem melhorar a vida das pessoas, mudanças de conceito geram, inicialmente, algum tipo de receio, mas tornam-se mais eficazes tanto para o próprio trabalho quanto para a organização”, pontuou o secretário municipal da pasta de Meio Ambiente, José Carlos Gobbis Pagliuca.

A primeira palavra da sigla aponta a necessidade de as empresas trabalharem seguindo boas práticas relacionadas ao meio ambiente, gerando menor impacto à natureza. Referente ao social, a proposta abrange a responsabilidade sobre o impacto que causam na comunidade, além de tratar formas de levar saúde e qualidade de vida para os colaboradores. Já a governança engloba políticas de transparência, a exemplo de atuar com lisura a relação com clientes e fornecedores.

Gerente ESG no Grupo Ancar, representando o Golden Square Shopping, Alexandre Santos pontuou que a empresa no mundo atual precisa ter preocupação e sensibilização com o meio ambiente. “É necessária a responsabilidade social da companhia, ter conscientização, acreditar que o problema do resíduo sólido, por exemplo, é tema crucial. Agir a política reversa, caminho é longo, trabalho que demanda educação.”

Para a engenheira agrônoma e consultora em Cidades Inteligentes, Waleska Del Pietro, ESG tem que usar um olhar de empreendedorismo sustentável, e educação é o único caminho. “É sistêmico, precisamos fazer parte da mudança. Projetos pequenos geram grandes resultados para transformar uma cidade inteligente. Marketing é plataforma que pode ser maneira de levar responsabilidade à sociedade.”

DOMINGO ECOLÓGICO

A abertura da Semana do Meio Ambiente se deu com o evento Domingo Ecológico, realizado na Prainha do Riacho Grande, com aula de zumba e apresentações musicais, tendo como principal atração Demônios da Garoa – o grupo icônico abordou no palco grandes clássicos da carreira.

A grade registrou ainda inscrições para minicurso online sobre Atlas Socioambiental e Cinema Ambiental, seguido de bate-papo, além de contabilizar para os próximos dias seminário Meio Ambiente e Cidadania – Aspectos Socioeducacionais (quinta-feira, dia 9, no auditório do Camp (Rua Suécia, 500, Assunção) – e trilha no Parque Ecológico Imigrantes (sexta-feira, dia 10, na trilha dos Macacos, Rodovia Imigrantes, SP-160, Curucutu).

 

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações