VOLTAR
  • Cidades

Santo André reduz em 36% número de mortes em trânsito

 Prefeitura lançou neste mês campanha de conscientização; ações vão até o fim do mês

  • Santo André faz campanha de conscientização para manter em queda índices de morte em trânsito.
    Foto: Divulgação/PSA-Julio Bastos
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 02/05/2018
  • Compartilhar:

 Prefeitura lançou em maio campanha de conscientização de motoristas e pedestres; ações vão até o fim do mês

Santo André faz campanha de conscientização para manter em queda índices de morte em trânsito. Foto: Divulgação/PSA-Julio Bastos

Santo André conseguiu reduzir em 36% o número de mortes no trânsito se comparar o primeiro trimestre deste ano com o mesmo período de 2017. Nos três primeiro meses de 2018 morreram sete pessoas contra 11 do ano passado. As informações contam do Infosiga, banco de dados do governo estadual. Se comparar o exercício inteiro de 2017 com o de 2016, a diminuição nas mortes soma 25%. Foram 60 contra 45 ocorrências.

Mesmo com a queda, o governo do prefeito Paulinho Serra (PSDB) vai intensificar as ações de conscientização dos motoristas e pedestres sobre as normas de trânsito por meio do “Maio Amarelo”, lançado na cidade. “O objetivo é manter a trajetória de queda nas mortes por acidentes na cidade, fruto de iniciativas adotadas pela administração ao longo de todo o ano”, informou a Prefeitura.

De acordo com o governo, o calendário do “Maio Amarelo” terá várias atividades para motoristas, pedestres e também alunos das escolas municipais, como campanhas em grandes avenidas Dom Pedro I, Capitão Mário Toledo de Camargo, Antonio Cardoso, Pereira Barreto, Dom Pedro II, Giovanni Battista Pirelli, Prestes Maia, José Antônio de Almeida Amazonas e as ruas Carijós, Oratório, Catequese e Coronel Seabra.

Nos fins de semana de maio, os moradores poderão presenciar o funcionamento do Espaço Vivencial de Mobilidade da Sabina, que é uma mini-cidade de Santo André utilizada para educação no trânsito.

Em 10 de maio também haverá evento educativo, no Teatro, com uma peça infantil sobre o tema, às 9h. O projeto “Trânsito na escola / jogo do trânsito”, que leva conscientização a crianças da rede municipal de ensino, chegará à Emeief (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Ayrton Senna no dia 22 e à Emeief Prof. Paulo Freire no dia 29.

Conheça outras programações para o Maio Amarelo:

– 9 de maio: Ações educativas com crianças, em parceria com a Bridgestone, na Emeief Profª. Maria Cecília Dezan Rocha

– 10 de maio:– Ações na Emeief Odylo Costa Filho

– 11 de maio: na Emeief Madre Tereza de Calcutá

– 12 de maio: na fábrica da Bridgestone,

– 13 de maio: 13 Parque Celso Daniel

– Entre 7 e 12 de maio: o Parque Regional da Criança Palhaço Estremilique (Jaçatuba) recebe alunos da rede municipal no programa “Na Pista Certa”, que transmite ao público infantil conceitos e orientações sobre segurança viária e de respeito aos pedestres.

Outras

Em Mauá e São Bernardo, as Prefeituras também iniciaram nesta semana campanhas de conscientização de motoristas e pedestres, dentro do Movimento” Maio Amarelo” .

Mauá também aderiu ao movimento Maio Amarelo e faz campanhas. Foto: Divulgação/PMA

Em Mauá, por exemplo, acontecerá o 1º Concurso Trânsito Na Minha Escola, com a participação dos alunos do 3º ao 6º ano do Ensino Fundamental da rede pública de ensino de Mauá. Os estudantes terão de produzir um vídeo de 60 a 90 segundos para avaliação de uma comissão formada por representantes da Secretaria de Trânsito e Sistema Viário e da Secretaria de Educação. As três escolas que ficarem nas primeiras colocações receberão um troféu e um prêmio.

Já em São Bernardo, entre as ações a serem executadas para a prevenção de acidentes está a “Educação no Trânsito”, com atividades educativas para os alunos da rede municipal de ensino denominada “Vivência no CRT”.