VOLTAR
  • Cidades

Santo André recebe testes de novo ônibus 100% elétrico

Primeiro veículo do modelo construído por uma empresa brasileira será utilizado pela Suzantur na cidade

  • Santo André recebe testes de novo ônibus 100% elétrico.
    Foto: Divulgação/PSA-Helber Aggio
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 20/05/2022
  • Compartilhar:

Primeiro veículo do modelo construído por uma empresa brasileira será utilizado pela Suzantur na cidade

ônibus elétrico

Santo André recebe testes de novo ônibus 100% elétrico. Foto: Divulgação/PSA-Helber Aggio

Santo André receberá no final de junho testes com passageiros de um ônibus 100% elétrico. O veículo produzido pela Marcopolo, primeiro confeccionado por uma empresa brasileira totalmente dentro do país, será adquirido pela Suzantur.

A viação realizou um teste do ônibus com a presença do prefeito Paulo Serra nesta sexta-feira (20/05). O veículo saiu do Terminal da Vila Luzita e foi até o Paço Municipal. Por enquanto, este primeiro ônibus passa por testes assistidos, usando lastros simulando os passageiros.

No final de junho começam os testes com passageiros. A previsão é que até o primeiro semestre do ano que vem cerca de 20 unidades do tipo estejam circulando em Santo André, após passarem por todas as certificações e homologações. Também serão necessárias adequações de cabine primária e fornecimento de energia elétrica no terminal de ônibus da Vila Luzita.

“Testamos esta nova tecnologia de perto e está aprovada, com ótima fluidez, qualidade de ponta e que ajuda na sustentabilidade. Santo André anda a cada dia mais para se atualizar, trazer novas experiências e modernização em todas as áreas”, disse o prefeito Paulo Serra.

O ônibus possui baterias com recarga rápida de até quatro horas com autonomia para 250 km por dia com um carga noturna, sendo que pode transportar 87 passageiros, dependendo do comprimento e quantidade de portas. As provas se estenderão até o final do ano na lista de testes da Marcopolo, na cidade de Caxias do Sul/RS, e os primeiros lotes piloto comercializáveis saem ao mercado logo no início de 2023.